TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Turismo

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Curso: Licenciatura em Turismo

Disciplina: Ética e Turismo

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 PERÍODO-2016

Aluna: Elisa de Souza do Nascimento

Matrícula n° 16116100018

        Os temas abordados nos textos: “A existência da ética” e “Filosofia Moral”, tratam de questões éticas inseridas na conduta humana e, na sua importância acadêmica, a serem dimensionadas pelo estudo através da pesquisa histórica a fim de um melhor entendimento do comportamento do individuo diante a um grupo social, seja, a cada região ou a cada tempo.

        Com isto, por exemplo, proporciona permitir a reflexão sobre: o que é ético, o que é senso moral e o que é consciência moral, temas estes que ajudam a identificar o papel fundamental do estudo da Ética nas mais variadas áreas acadêmicas e a comparar os conceitos da Ética nas atividades cotidianas.

        Neste contexto, fica evidenciado que o indivíduo procura se basear em parâmetros socialmente aceitos, que lhe permitam o convívio com as outras pessoas, entendendo-se, portanto, que ele busca se guiar pelos conceitos que norteiam a prática dos valores positivos e das qualidades humanas.

        E, é exatamente através dessa relação, que se pode vislumbrar quanto às influências das ações sociais e das suas consequências no mercado turístico, por exemplo. Isto porque, faz-se necessário conhecer os conceitos da Ética para entender o seu papel e as respectivas responsabilidades frente à sociedade, como profissional de turismo.

        Como exemplo, pode-se citar o necessário e imprescindível conhecimento do Código de Ética e a necessidade de ser fiel aos seus termos, como objeto fundamental da profissão, pois é o principal compromisso para o profissional do Turismo.

        É desta forma que a Ética normativa determina as normas dos deveres profissionais, e, com isto, esclarecendo a importância do contato com a Ética.

        Conduzir junto ao estudo e a compreensão da ética, discernimentos relativos ao que são valores e como são caracterizados, de acordo com cada sociedade, notoriamente é de grande relevância para se considerar que as diversidades culturais interferem diretamente na composição e compreensão desses valores. Isto porque, a ação humana é fruto de uma escolha, seja entre o certo e o errado ou entre o que é bom e o que é mal, mas, contudo, essa satisfação ou insatisfação, seja por atitudes ou ações, num certo momento de interpelação entre os indivíduos, é o que definimos como Senso moral, pois são os valores que se constroem baseados na moral.

        Já as decisões refletidas em resposta a essas ações e a “linha de raciocínio” que guia essa “atitude de resposta” a uma determinada situação, é a Consciência moral.

        Compreender esses conceitos, além de relevante para a evolução humana, é fundamental para correlacionar as ações sociais, diferenciar como elas se caracterizam de sociedade para sociedade e como a diferença cultural influencia.

        Pode-se dizer que a partir desses conceitos, tornou-se absoluto compreender as definições de certo e errado “apresentadas” na sociedade e o que norteia as linhas dos códigos de ética das profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com