TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 2

AD1 - AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1

Gestão de Destinos Turísticos

1º sem/2015

  1. De acordo com o texto “O posicionamento dos destinos turísticos nos ambientes  macro, meso e micro do sistema turístico”, classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (5,0)

(F) Com a implantação do Programa de desenvolvimento do Turismo no Nordeste/NE, os investimentos e os fluxos turísticos tornaram-se homogêneos. As capitais, os destinos litorâneos e não litorâneos recebem igualmente os recursos, tanto público como privado.

   

(V) Segundo Leiper (1990), um dos elementos que constituem o sistema é o setor turístico, onde se sentem os impactos da atividade e na qual as estratégias de planejamento e gestão serão executadas;

(V) Segundo o texto, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e o da atividade turística. Em diferentes escalas do ambiente (macro, meso e micro) é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos.

(F) O Sistema turístico é composto por vários elementos, que não estão isolados entre si, mas se relacionam e são mutuamente dependentes. O ambiente é um elemento do sistema turístico, apesar disso, não exerce influência sobre ele.

(V) O ambiente do sistema turístico (SISTUR), segundo Beni (2001), é formado pelos subsistemas: ecológico, cultural, social e econômico.

  1. Como elementos intangíveis contribuem para a definição do destino turístico? Cite exemplos relacionados à realidade local.(2,5)

Os elementos intangíveis ajudam na definição do que é, ou como é percebido, o destino turístico, ajuda também a aumentar ou diminuir suas fronteiras, de acordo com a imagem que o destino passa a ter na sociedade. Visconde de Mauá(Resende/RJ), por exemplo, com seu clima frio de montanha, suas paisagens de araucárias no topo de seus morros, o sabor do pinhão (especiaria típica da região), faz com que seus visitantes tenham como referência a localidade.

  1. Explique por que o turismo é um sistema de atividade e processos autônomos e ao mesmo tempo interdependentes, exemplificando sua análise.(2,5)

O turismo é um sistema que para funcionar depende de outros setores como transportes, pois o turista precisa se deslocar de ponto emissor para um destino receptor; alimentos e bebidas, pois ele precisa se alimentar; meios de hospedagem; e atrativos que normalmente é o fator motivador da vigem. Esses fatores irão movimentar a economia, as políticas públicas, que irão cuidar da saúde, infra-estrutura, educação, entre outros. Tambem vão demandar administração de todos esses recursos além da sociologia que irá explicar as relações sociais.

Boa sorte!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com