TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad unisul Estratégia de planejamento de turismo

Por:   •  13/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estratégias de Planejamento de Turismo Público

Curso: Turismo

Professor: Valdirene da Silva Campos

Nome do aluno:

Data: 21/02/2017

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Importante: Apresente a referência bibliográfica da fonte pesquisada, conforme as normas para Trabalhos Acadêmicos na UNISUL.

Fonte: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES

1. Embora o turismo seja considerado menos destrutivo para o ambiente do que a maioria dos outros setores, suas dimensões e sua enorme difusão já produziram e ainda podem produzir vários danos físicos, sociais, econômicos e principalmente, ambientais, caso não haja a preocupação com o planejamento sustentável da atividade turística. Nesse sentido, muitos estudiosos e pesquisadores da área do turismo e do planejamento turístico, bem como, alguns organismos governamentais e não-governamentais, preocupados com a sustentabilidade do setor, vem discutindo sobre a existência de uma relação inexorável entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento do turismo sustentável (economia e meio ambiente). 

Considerando que as políticas públicas interferem na ordenação dos espaços e, consequentemente na qualidade de vida dos cidadãos, observe a charge que tão bem mostra retrata os impactos de um turismo, em especial no campo ambiental, desenvolvido sem a preocupação com o planejamento sustentável da atividade turística. Sobre os tópicos de estudos Necessidades de planejamento, Políticas Públicas e Organização Estrutural de um plano de desenvolvimento turístico, responda aos questionamentos abaixo:

Fonte: http://imagens.google.com.br/imagens. Acesso em 09 de fevereiro de 2017.

a) Que tipo de relação entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável (economia e meio ambiente) poderá trazer resultados positivos a um destino que explore a atividade turística?

O turismo está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico, uma vez que um turismo pujante, um fluxo constante e numeroso de turistas, sejam estrangeiros, sejam brasileiros de outras regiões movimentam sobremaneira a economia, o que repercute fortemente na economia do país. Isto posto, é de suma importância que haja planejamento para a consecução do turismo, o que em outros termos significa dizer que se bem administrados, os atrativos tornam-se permanentes e sujeitos tão somente à diversificação do interesse dos visitantes, não se esgotando pelo consumo.

Deste modo, a atividade turística é aquela que apresenta as melhores condições de realizar o desenvolvimento sustentável, que prevê a utilização dos recursos turísticos tanto pelas atuais gerações como pelas futuras. A condição fundamental é a realização de planejamento e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com