TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - Estudos Antropológicos 2017

Por:   •  28/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Período - 2017/1º

Disciplina: Estudos Antropológicos

Coordenador: Javier Alejandro Lifschitz

Aluno: _Ingrid Garcia da Conceição__________Matrícula: _16215100028___________

 

“A etnicidade é um fenômeno social que reflete vertentes de identificação e inclusão de determinadas pessoas em um grupo étnico, definido a partir de pressupostos ligados à sua origem, cultura e história.” (PAULO MELO SOUZA)

   Quando citamos a palavra etnia, logo nos vem à mente grupos indígenas ou nativos. Contudo, o termo etnia pode ser usado para indicar diversos grupos étnicos existentes no mundo, entretanto, seu conceito está associado às práticas e construções culturais que diferenciam um grupo dos demais. Os grupos étnicos diferenciam-se por características culturais específicas, como a língua, religião, raça, costumes, vestuário, tradições, entre outros aspectos.

    A etnicidade faz parte de um fenômeno essencialmente social, pois é um processo contínuo de transmissão cultural entre diferentes gerações a partir do contato e da participação no meio social em que a etnia se configura. O Brasil possui uma cultura de etnias bastante abrangente, principalmente pelo fato de mesmo antes do seu descobrimento existir povos de diferentes localidades e etnias habitando este país, com a chegada dos colonizadores, formou-se ainda mais uma autenticidade de País da Etnicidade. Visando cada vez mais o ponto de vista da demanda que viaja, sendo ela á trabalho ou á lazer, algumas instituições começaram a se movimentar no sentido de estruturar, desenvolver e explorar esse potencial.

     A globalização da economia mundial, caracterizada pela internacionalização das economias nacionais e locais, pelos investimentos das empresas multinacionais e pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação e transporte, vem promovendo o crescimento do comércio internacional, as migrações de trabalhadores e refugiados e o crescimento do turismo, intensificando, assim, os contatos face a face entre os humanos e evidenciando as diferenças no acesso ao poder, no modo de viver, nos costumes e nas crenças, tanto nas pequenas como nas grandes cidades e nações, potencializando assim o contraste entre as identidades baseadas no sentimento de pertença a classes sociais, gêneros, etnias, raças e confissões religiosas.

      A mudança cultural percebida em sociedades hospedeiras em consequência do impacto de um fluxo turístico é um dos aspectos mais significativos para os estudos em antropologia do turismo; O contato intercultural proporcionado pela atividade turística é responsável por um movimento repleto de dubiedades, contradições, indagações, questionamentos e tensões, evidenciando a cultura do turista e do originário. Como resultado, tem-se, de forma simultânea, ou não, o fortalecimento da identidade e da cultura dos agentes envolvidos nessa dinâmica, sinalizando alterações positivas até mesmo na cultura do turista que, na diversidade, se redescobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (424.3 Kb)   docx (97.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com