TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Metodologia Para Estudo De Caso

Exames: Ad Metodologia Para Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO 3) Um pesquisador precisa identificar a opinião de uma comunidade sobre a ação social de uma universidade. Definido o objetivo, elabora um questionário a ser previamente testado. Escolhida a amostra, executa-se a pesquisa, analisam-se os dados a partir de critérios estatísticos e apresenta-se o relatório onde cada procedimento é explicado. (RAUEN, 2006):

Questão 4 - (4,0 pontos)

Nos métodos que identificam a finalidade da pesquisa você conheceu a pesquisa exploratória, descritiva e a explicativa. Leia com atenção os resumos dos artigos abaixo e identifique em cada um o tipo de pesquisa preponderante quanto à finalidade, justificando sua resposta.

RESUMO 1) INTRODUÇÃO: Estudos internacionais e nacionais mostram que a religiosidade é um modulador importante no consumo de álcool e drogas entre estudantes adolescentes. OBJETIVOS: verificar se diferentes variáveis da religiosidade influenciam o uso freqüente e/ou pesado de álcool e drogas entre estudantes de 1º e 2º graus. MÉTODOS: [...] Foi utilizado um questionário anônimo de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 2.287 estudantes de escolas públicas periféricas e centrais e escolas particulares da cidade de Campinas, SP, entrevistados no ano de 1998. As drogas estudadas foram: álcool, tabaco, solventes, medicamentos, maconha, cocaína e ecstasy. As variáveis [...] incluídas na análise foram: filiação religiosa, freqüência de ida ao culto/missa por mês, considerar-se pessoa religiosa e educação religiosa na infância. Para identificar como as variáveis de religiosidade influenciam o uso de álcool e drogas utilizaram-se análises bivariadas e a análise de regressão logística para resposta dicotômica. RESULTADOS: O uso pesado de pelo menos uma droga foi maior entre os estudantes que tiveram educação na infância sem religião. O uso no mês de cocaína e de "medicamentos para dar barato" foi maior nos estudantes que não tinham religião. O uso no mês de ecstasy e de "medicamentos para dar barato" foi maior nos estudantes que não tiveram educação religiosa na infância. CONCLUSÕES: Várias dimensões da religiosidade relacionam-se com o uso de drogas por adolescentes, com possível efeito inibidor. Particularmente interessante foi que uma maior educação religiosa na infância mostrou-se marcadamente importante em tal possível inibição. (DALGALARRONDO, 2004).

RESUMO 2) Ao afirmar-se que o esporte é um fenômeno social de grande relevância nos tempos modernos, com certeza não se estará expressando uma novidade, mas sim, revelando um mundo que necessita sempre ser estudado. O universo esportivo pela magnitude que assumiu atualmente, alicerçado por várias bases, sejam elas, econômicas, sócio-antropológicas ou psicológicas, não pode ser olvidado ou relegado à segundo plano no mundo moderno. O estudo teve como objetivo apresentar e discutir diferentes possibilidades do esporte, mas sempre afirmando ser uma reunião social, com diferentes papéis e diferentes expressões, em diferentes locais e para diferentes populações. O esporte pode ser encontrado na escola, uma das manifestações mais controvertidas, nos clubes esportivos, nas ruas, nos parques, tendo como conseqüências a violência, a mídia especializada, os materiais, as roupas, os equipamentos, envolvendo milhares de pessoas, para conceber, fabricar e manter informados e destacar os acontecimentos do mundo esportivo. Devemos destacar também que o esporte pode ser praticado por diferentes pessoas, com diferentes idades, tendo diferentes objetivos com a sua prática, sejam eles de competição nos diferentes níveis, de lazer ou aprendizagem escolar. (MARTINS et al, 2008).

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »