TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Sistema Low Fare/Low Cost em Companhias Aéreas

Por:   •  15/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS

DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA

CURSO DE TURISMO

PAULO HENRIQUE SILVA FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS EM TURISMO: Desafios e Perspectivas em Companhias Aéreas - Caso GOL

São Luís

2009

PAULO HENRIQUE SILVA FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS EM TURISMO: Desafios e Perspectivas em Companhias Aéreas - Caso GOL

Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Turismo.

Orientador: Prof. Ms. Anderson Lourenço Miranda

São Luís

2009

SUMÁRIO

1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        3

1.1 Tema        3

1.2 Problema:         3

1.3 Hipótese        3

1.4 Delimitações do Estudo        3

1.5 Objetivos        4

1.5.1 Geral        4

1.5.2 Específicos        4

1.6 Justificativa        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 Gestão de Pessoas        6

2.2 Gestão de Pessoas em Turismo: O caso das companhias aéreas        8

2.3 O caso da GOL        9

3 METODOLOGIA        11

3.1 Tipo de pesquisa        11

3.2 Universo e amostra        11

3.3 Instrumento de coleta de dados        12

3.4 Limitações do método        12

4 RECURSOS        13

5 CRONOGRAMA        14

   REFERÊNCIAS        15

1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

        

O capítulo aponta aspectos de delimitação do estudo proposto como o tema, problema, hipóteses e objetivos e ressalta na justificativa a importância desta pesquisa no contexto organizacional e acadêmico.

  1. Tema

GESTÃO DE PESSOAS EM TURISMO: Desafios e Perspectivas em Companhias Aéreas - Caso GOL.

  1. Problema

De que forma a gestão de pessoas contribui para o progresso das organizações turísticas dando ênfase aos desafios e perspectivas em torno da companhia aérea GOL, na base de São Luís?

  1.  Hipóteses

- As organizações turísticas enfrentam desafios para aplicar da forma correta os conhecimentos em gestão de pessoas;

- Os resultados das decisões tomadas em organizações turísticas são fruto do bom gerenciamento de pessoas.

  1. Delimitações do Estudo

Analisar o processo de gestão de pessoas em organizações voltadas para o turismo. Avaliar como as companhias aéreas gerem seus funcionários. Compreender como a administração local lida com possíveis conflitos organizacionais e como o setor de gestão de pessoas da empresa lida com o desafio de inovar mediante as mudanças constantes no processo de gerir pessoas.

O resultado da pesquisa visa mostrar os efeitos da gestão de pessoas em empresas que trabalham com produtos turísticos, neste caso, o transporte aéreo. Por meio de exposição dos dados, como tabelas e gráficos, por fim, será elaborado um relatório geral do conteúdo obtido e sua aplicação ao tema proposto.

  1. Objetivos

  1. Geral

Desenvolver um estudo acerca das contribuições proporcionadas pela gestão de pessoas às organizações turísticas dando ênfase aos desafios e perspectivas na companhia aérea GOL em São Luís?

  1. Específicos

Dentre os objetivos específicos, estão:

Elaborar um corpo teórico reunindo as principais premissas em torno da gestão de pessoas, suas contribuições e perspectivas em organizações turísticas direcionando ao contexto das companhias aéreas;

Investigar in loco através de um estudo empírico indicadores organizacionais que permitam demonstrar o modelo de gestão de pessoas adotado na empresa estudada;

Demonstrar a importância da gestão de pessoas numa organização turística enfatizando seus principais desafios e perspectivas com ênfase no caso das companhias aéreas, em especial a GOL na base de São Luís.

  1. Justificativa

Esta pesquisa abrange um assunto amplo, trata-se de um ramo da administração e por isso mesmo poderíamos avaliar qualquer empreendimento. Contudo, neste trabalho será analisada a gestão de pessoas aliada ao turismo.

A pesquisa visa trazer uma luz ao entendimento das duas áreas e seus pontos em comum. Tendo em vista sua abrangência, será destacado especialmente o papel do gestor em companhias aéreas, visto estar mais próximo da realidade do turismo.

O setor de transportes, especialmente o transporte aéreo, afeta diretamente a atividade turística. Seu impacto é visível desde o momento do planejamento de pacotes a efetivação de instalações turísticas. Se tal área influi de tal forma na atividade turística, estudar uma empresa voltada para a prestação de serviços neste setor mostra-se de grande importância, pois identificará os possíveis problemas e apontará formas de incrementar a melhoria contínua de seus serviços.

Quando se fala em turismo imagina-se natureza, praia, sol, hotel, festas, manifestações culturais, monumentos. Mas o que pode passar despercebido para alguns é que só é possível haver turismo se alguma empresa possibilitar que tal atividade aconteça. Contudo, não se trata de apenas existir uma empresa que promova tal atividade, mas torna-se necessário que tal empreendimento seja liderado por pessoas capacitadas e que saibam como capacitar seus funcionários para que a organização continue crescendo de forma sustentável. Devido a necessidade de estudos voltados a essa área é que esta pesquisa será feita, uma tentativa de aproximar ainda mais o estudante e/ou profissional do turismo com a realidade da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (311.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com