TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Definições de Eventos

Por:   •  18/4/2015  •  Seminário  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Definição de Evento - Fabiana

Os eventos constituem parte significativa na composição do fluxo de pessoas, atendendo intrinsecamente às exigências de mercado, em matéria de entretenimento, lazer, conhecimento, descanso, e a tantas outras motivações.

Podem representar a valorização dos conteúdos locais, também podem ser constituídos por iniciativas fundamentais apenas no cenário e atendimento das exigências do mercado consumidor.

Sempre atuam dentro da economia de mercado, ora visando diretamente ao lucro para o empreendedor, ora visando obtenção de outros graus de lucro indireto como: Criação de imagem, fortalecimento de marca e satisfação do desejo e das necessidades físicas ou sociais.

Evento – no Dicionário Aurélio pode ser do como: O fenômeno multiplicador de negócios “acontecimento” ou “sucesso” – tem como características principais propiciar uma ocasião extraordinária a encontros de pessoas, com finalidade especifica, a qual constituiu o “tema” principal do evento e justifica a sua realização, pelo seu potencial de gerar novos fluxos de visitantes ou níveis de consumo. Ou, ainda, Evento é todo fenômeno capaz de alterar determinada dinâmica da economia.

A também eventos de âmbito maior, pois dizem respeito à vida em comunidades, como previstos para celebrar, em diferentes culturas, dias dedicados a Deus, aos Santos, ou a entidades pagãs, ligados ou não ao final das colheitas e a estações do ano são exemplos desse o halloween, entre os povos que sofreram a influencia dos celtas, e as festas juninas e os carnavais, mais difundidos entre nós já no âmbito das nações ocorreram eventos para comemorar o homenageado datas importantes ou heróis nacionais, como, por exemplo, paradas militares e desfiles de escolas. Competições esportivas esporádicas ou periódicas, como rodeios, campeonatos, torneios e, em maior escala, as Olimpíadas, também se constituem em eventos no setor cultural exposição de arte, como a Bienal, em shows musicais, são também exemplos de eventos. Tão antigas quanto difundidas, as feiras livres semanais, hoje ponto de reunião e troca ou venda de produtos, assumiram tal importância que, na língua portuguesa, entraram na designação da maior parte dos dias da semana, tem-se noticia da realização de eventos e da sua importância tanto nas sociedades atuais como nas mais antigas.

Tipos de eventos – Fabiana

Existem hoje inúmeras possibilidades e tipos de eventos capazes de atender a cada um dos objetivos mais específicos e complexos de qualquer empresa, independentemente de seu porte, verba disponível, produto/serviço comercializado, estrutura de marketing e outras características.

Os principais tipos de eventos utilizados no mercado, suas vantagens e os critérios básicos para decidir a cada um deles são:

Feiras;

Convenções de vendas;

Congressos;

Roadshows;

Workshops;

Eventos sociais;

Eventos culturais;

Eventos desportivos;

É importante ressaltar que os tipos apresentados não são de natureza excludente, isto é, um evento poderá assumir diferentes tipos simultaneamente, constituindo-se em misto. Alguns exemplos de eventos mistos são as Feiras acompanhadas de Congressos, os Congressos com a realização de Workshops e os Roadshows com a presença de Estandes.

Os objetivos que se espera de cada um.

Feiras – Thailine

São eventos direcionados a seguimentos específicos de mercado, tem duração media de uma semana e são organizados e comercializados por empresas especializadas no ramo. Normalmente ocorrem dentro de Pavilhões de Exposições, especialmente preparados para essa finalidade.

Como as feiras possuem organizadores próprios, decisões como escolha da data, local e mecanismos de divulgação, entre outras, ficam a cargo destes. Ao expositor cabe tomar decisões referentes ao respectivo espaço de exposição e à divulgação de sua participação e de seus produtos / serviços apresentados na feira.

Esse tipo de evento é utilizado quando se deseja atrair grande numero de consumidores a um único local para lhes apresentar produtos e serviços de maneira bastante atraente e motivadora, induzindo-os à compra imediata a vantagem da feira, com relação a outros eventos, esta justamente na possibilidade de exposição da empresa e seus produtos a um grande publico segmentado; Portanto, parte de seu target, em um curto e intenso período de tempo, sem que, para isso, seja necessário incorrer em altos investimentos de divulgação.

Convenções de vendas – Thailine

São eventos destinados às equipes de venda interna, externa e aos canais de distribuição da empresa (revendedores, parceiros comerciais, representantes etc.), em local, data e horário definido por ela.

A convenção de vendas visa discutir aspectos comerciais da empresa. Mesmo assim é importante que todas as áreas envolvidas nesse processo contem com representantes no evento. Assim deve se convocar pelo menos um profissional de cada área para participar, ouvindo sugestões referentes às atividades de sua responsabilidade e apresentando as estratégias da área prevista para o próximo período.

Diferente das feiras a convenção de eventos possui objetivos bem mais específicos, não relacionados à comercialização de produtos e serviços ao consumidor, mas às ações que toda a força de vendas devera desenvolver para tornar a comercialização bem sucedida. Dessa forma, mecanismos de atração do publico como promoções, estandes com programação visual inovadora, divulgação em mídia e outros, dão lugar a ações motivacionais para os profissionais e para as organizações que trabalham para os mesmo objetivos que os da empresa.

Congressos – Natany

São eventos em que profissionais de empresas da mesma área de atuação reúnem-se, em local fechado e restrito aos participantes, para discutir sobre temas em comum: Situação de mercado, novas tendências, conceitos etc.

Os congressos são eventos que sob alguns aspectos podem-se assemelhar bastante às Feiras: Quando realizados no mesmo local, com os mesmos participantes e organizados pela mesma empresa de uma Feira, passam a constituir sua parte integrante.

Com relação à organização desse tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com