TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais características do turismo

Ensaio: As principais características do turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Ensaio  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  6.728 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas

1- Segundo a OMT, Turismo é uma atividade relacionada ao deslocamento de pessoas para fora de suas áreas habituais de residência e trabalho. Sendo que, essas atividades não signifiquem o deslocamento permanente ou por tempo menor do que um dia e maior do que 365 dias (um ano) e não realize atividades econômicas.

2- As principais características do turismo são: bem intangível, produção e consumo simultâneos, impossibilidade de estocagem, imprevisibilidade, sazonalidade e inconsistência, sendo impossível garantir a satisfação do cliente. Uma vez que o turismo é algo criado e passa a ser mais uma experiência do que um produto em si, cria-se o turismo no momento em que este é consumido pelo comprador/turista. Não pode ser transportado, entregue ou modificado. Sendo assim, após o término da experiência criada, o bem intangível adquirido passa a existir apenas na forma de recordação ou experiência vivida pelo participante.

3- Atualmente, os principais prejuízos causados pelo turismo são desmatamento, depredação de áreas e monumentos históricos, desaparecimento de características naturais por conta da exploração excessiva e de parte da fauna de determinados lugares por barulhos e lixo trazidos por turistas, poluição a cachoeiras e rios, danos a sítios históricos e arqueológicos, desenvolvimento desordenado em escala não comportada pela área explorada e degradação de ecossistemas frágeis, entre outros.

4- Segundo a OMT, o turismo se divide em três categorias. São elas, receptivo, emissivo e doméstico.

5- Turista é todo viajante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas e menor que trezentos e sessenta e cinco dias, para um local diferente do habitual de residência ou trabalho, sem que seja motivado pela obtenção de lucro.

6- Excursionista é o viajante que permanece menos de vinte e quatro horas fora de seu local habitual de residência e trabalho, sem que haja pernoite, com a finalidade de recreação, prática de esportes, motivos familiares, peregrinação religiosa e etc.

7- Denomina-se guia turístico o folheto, livro, revista, impresso ou meio digital onde sejam apresentadas informações referentes aos destinos turísticos pretendidos, e guia de turismo, o profissional da área, responsável por orientar, apresentar e conduzir visitas monitoradas a pontos turísticos.

8- Os segmentos do mercado turístico, são classificados de acordo com classe social, termos geográficos, crenças religiosas, meios de transporte e hospedagem, faixa etária e motivo da viagem, dividindo-se em turismo de negócios, lazer, cultural, religioso, turismo de eventos, saúde (prevenção ou cura), desportivo, rural, de aventura, ecológico e pedagógico, podendo haver outras classificações segmentárias.

9- A OMT originou-se em 1925 no Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico, na Holanda. A partir daí, passou a ser nomeada de União Internacional de Organizações Oficiais de Viagem e transferida para Genebra. Em 1974 foi transformada em órgão intergovernamental e em 2003, tornou-se uma agência da ONU, onde foi nomeada de OMT (Organização Mundial de Turismo) e passou a ser responsável reconhecida pela Onu, onde lhe foi confiada a missão de atuar como fórum mundial onde são discutidas as questões relacionadas ao turismo. Atualmente, a sede da Organização fica em Madri, Espanha.

10- Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que se faz capaz de suprir as necessidades atuais sem que sejam esgotados ou prejudicados os recursos para o desenvolvimento futuro.

11- As cinco dimensões do desenvolvimento sustentável são: social, econômica, ecológica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com