TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLUB MED: PADRONIZAÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL E SERVIÇOS NO VILLAGE ITAPARICA

Por:   •  29/8/2018  •  Monografia  •  14.519 Palavras (59 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 59

1  INTRODUÇÃO

O surgimento do Club Med no mundo pode ter colaborado com o avanço da tipologia de resort, o grupo francês que originou o Club Mediterranée foi pioneiro na formatação do conceito de resorts e sistema all inclusive. Gerard Blitz com sua ideia de criação do Club, implementou na sociedade um novo conceito de férias, visando a diversão ao ar livre com a prática de esportes sem fins lucrativos.

Com esse novo conceito de férias, foram criadas programações de atividades, atrações durante a estada, buffet e também nomenclaturas próprias, completamente diferentes das nomenclaturas tradicionais no mercado do seu ramo. Dentro desse sistema de nomenclaturas diferenciadas, a rede utilizou a expressão GO, gentil organizador, para chamar seus funcionários responsáveis pelo entretenimento e atendimento aos hóspedes. Os hotéis da rede são chamados de villages e os hóspedes de GMs, gentis membros. O conceito de férias passa a ser reinventado e a rede, com isso, afirma ter a capacidade de reinventar também a fórmula da felicidade, proporcionando aos seus hóspedes esse sentimento que para eles, é colocado como o bem mais precioso da atualidade. Sendo assim, essa preciosidade procurada pelo mundo contemporâneo, passa a ser um instrumento de venda da rede (BRANDÃO, 2009).

Dessa forma, o Club Med apresenta como um de seus diferenciais a alta qualidade na prestação de serviços em seus villages, especialmente, destacam-se seus GOs (gentis organizadores), que são profissionais treinados para priorizar a felicidade dos GMs (gentis membros) e melhorar sua experiência turística, tornando-a única e memorável. Juntamente com outros serviços, ás vezes, exclusivos, colaboram e motivam a escolha dos clientes por este resort. Cabe pontuar que esse modelo de gestão inspirou a pesquisa presente neste trabalho.

Nesse sentido, cabe observar a afirmativa de Brandão (2009), que explicou que “ao estabelecer um padrão de serviços com uma série de opções de entretenimento, o Club Med reivindica para si a criação de um “espírito”, um “estilo”, uma “filosofia”, que se perpetua nos villages até hoje”. Dessa forma, a rede proporciona aos seus hóspedes a possibilidade de uma experiência única ao visitar os hotéis da mesma e uma garantia de qualidade para qualquer village no mundo.

Com isso, o tema proposto foi escolhido para colocar em debate a delineação do perfil de profissional nos villages e se o padrão de profissionais utilizados nos hotéis pode ser visto como o grande diferencial da rede no mercado.

O estudo se justifica pelo fato do Club Med ser uma rede de resorts conceituada e tradicional, no qual seu grande diferencial pode ser a importância dada para uma padronização de serviço e profissionais de alta qualidade, respeitando, na medida do possível, a cultura de cada região. Essa importância será analisada e de modo que se possa entender como isso é feito e o porquê de ser feito, assim como entender a necessidade de se ter um padrão e perfil profissional em uma empresa grande como esta. Este trabalho pretende colaborar com os estudos sobre este tema, pois em uma pesquisa prévia identificou-se que existem poucos estudos que abordassem essa temática.

Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é a de apresentar a rede como um empreendimento turístico que valoriza a qualificação dos seus profissionais e, através deles, busca oferecer um serviço de alta qualidade e padronizado. Já os objetivos específicos são: analisar o perfil desses profissionais, verificar como é feito os processos de recrutamento e seleção dos Gos para que eles sejam exclusivos e dentro do padrão Club Med, explicar como é o procedimento interno para realização dessa padronização a fim de que o perfil dos Gos e conceito da rede a respeito da hospitalidade não sejam perdidos e assim, identificar a importância dessa padronização Club Med no perfil profissional de seus villages.

Para alcançar os objetivos supracitados, este documento está organizado em quatro partes. A primeira é a introdução, que apresenta uma análise geral do tema, com justificativa da escolha do objeto de estudo. Em seguida, tem-se a parte relativa ao seu desenvolvimento, o qual contará com conceituações a respeito da hospitalidade e os meios de hospedagem e um capítulo específico sobre o estudo de caso, posteriormente, como terceira parte, será encontrado as considerações finais, o qual se tem uma conclusão da pesquisa, respondendo a todos os objetivos colocados e por último, as referências bibliográficas.

Na parte relativa ao seu desenvolvimento, o trabalho está dividido em capítulos que tratam de alguns conceitos inerentes ao assunto em questão, como hospitalidade e hospedagem, do sistema de classificação hoteleira, com destaque para o meio de hospedagem do tipo resort. No estudo de caso, o assunto abordado será sobre o Club Med, com especificação no village Itaparica – escolhido como o resort a ser estudado mais profundamente, dos processos de recrutamento e seleção dos seus profissionais, da padronização dos serviços prestados, dos treinamentos, das avaliações, da programação das atividades nos villages para a felicidade, conforto, diversão e prazer dos clientes.

        A metodologia utilizada foi a revisão de material bibliográfico especifico para o entendimento do tema abordado e também a realização de uma pesquisa exploratória a partir de entrevistas com uma GO (gentil organizadora) e o coordenador de Recursos Humanos, que é o responsável pelo recrutamento de profissionais de villages, consideradas importantes para desenvolvimento e conclusão do trabalho.

        Para realização da entrevista citada anteriormente, um dos entrevistados escolhidos foi Cassio Nogueira, que atua há quatro anos na sua função de coordenadoria do setor de Recursos Humanos. Para esta escolha, foi levado em consideração o fato dele ser o responsável por delinear o perfil profissional de villages, e assim, ter um conhecimento amplo e preciso sobre o tema principal da pesquisa. A entrevista foi realizada em uma sala de reunião localizada na filial do Rio de Janeiro, local onde ele trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.6 Kb)   pdf (490 Kb)   docx (623.3 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com