TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior

Por:   •  16/10/2019  •  Resenha  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2

Período - 2019/1º

Disciplina: Economia e Turismo

Coordenadora: Maria Viviana de Freitas Cabral

        

Aluna: Arlete Oliveira dos Passos                     Matrícula: 18215100072

Questão 01 (Aula 11) Explique de forma analítica a importância do setor de turismo na conta de Balança de transações correntes do Balanço de pagamentos. Em sua exposição, apresente a estrutura do balanço de pagamentos, identificando a conta na qual o turismo está incluído. As transações do setor de turismo fazem parte das transações correntes ou da conta financeira do balanço de pagamentos? Justifique sua resposta. (Valor: 2,5 pontos)

De acordo com as aulas estudadas, o setor de turismo é considerado como uma das mais importantes e que cresce disparadamente a cada ano, além de  ter uma representatividade grande no mercado da área de serviços. A balança de transações correntes tem o objetivo de pesquisar o setor turístico para saber se haverá superavit ou déficit no país, ou seja, corresponde ao rendimento líquido  de um determinado país, para aferir o saldo positivo conhecido como superavit, ao qual tem como função principal contribuir para a acumulação de créditos sobre o exterior, ou caso apresente um saldo negativo conhecido como déficit acaba acumulando dívida ao exterior.

Questão 02 (Aula 12) Em uma economia cada vez mais globalizada, um dos principais fatores que impactam as transações do turismo é a taxa de câmbio.  Neste sentido, é factível afirmar que a questão da política cambial é essencial para o turismo mundial. Neste contexto, disserte detalhadamente o impacto de uma valorização (e também a desvalorização) da moeda nacional (o Real) para o turismo. Considere o impacto sobre o turismo receptivo bem como o turismo emissivo em sua análise. (Valor: 2,5 pontos)

        Quando uma moeda está valorizada, o seu poder de compra em comparação a  uma moeda estrangeira aumenta. Então, quando a  moeda está desvalorizada, o inverso acontece. Estando uma moeda nacional valorizada, maior será o incentivo as importações, sendo assim, os produtos do exterior estarão mais baratos. No momento em que o câmbio está valorizado, traz diversas vantagens para o setor de importação e para quem deseja fazer compras e viajar para o exterior. A desvalorização da moeda, faz com que haja um desestímulo dos brasileiros em relação as viagens ao exterior, porque quando o valor do real cai em comparação ao dólar, as viagens se tornam mais  caras, e os brasileiros vão  viajar menos. A valorização do real só é boa para quem quer ir para outro país, e quando está desvalorizada, é boa para quem deseja visitar o Brasil, e isso faz com que o turismo doméstico seja bastante estimulado, fazendo com que haja um crescimento do setor turístico e um aumento das receitas internas, sendo assim, as variações cambiais vão interferir de modo direto no setor turístico.

Questão 03 (Aula 13) Quais os impactos da globalização para o turismo internacional? Em sua argumentação, detalhe os efeitos positivos e negativos, se houver. (Valor: 2,5 pontos)

        De acordo com aquilo que foi estudado, o turismo é fomentado pela globalização, por causa dos avanços tecnológicos que vem crescendo gradativamente. Com todo o avanço da tecnologia, a comunicação e a integração das pessoas aumentaram, e o que era antes somente nacional, passou a ser internacional, proporcionando assim o aumento do mercado.

        Os efeitos positivos que a globalização trouxe, foram o acesso a novos bens e serviços, a variadas fontes de informação e a disseminação da informação, sendo assim, melhorando o conforto da população. Um dos  efeitos negativos da globalização foi, o domínio das culturas mais frágeis pelas culturas mais fortes, pode se dizer com isso, que está melhoria não é igual para todos, principalmente para aqueles países que ainda estão em desenvolvimento. Há nisso tudo uma desigualdade entre essas realidades.

Questão 04 (Aula 14) – Entre as estratégias adotadas pelas empresas relacionadas às atividades características do turismo, identifique casos concretos no contexto nacional que foram firmadas para enfrentar o aumento de concorrência causado pela internacionalização econômica. Aponte, no mínimo, duas destas estratégias definindo-as previamente antes de identificar os exemplos de tais estratégias. (Valor: 2,5 pontos)

De acordo  com o estudo da aula 14 do Livro de Economia e Turismo, o recente crescimento do setor turístico no mundo tem passado por várias modificações. Nesse contexto da globalização há um grande aumento das concorrências. As empresas então passam a adotar estratégias para continuar no mercado de trabalho e em outros setores da economia. Sendo assim, destacamos duas estratégias adotadas pelas empresas, que são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com