TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de viagens e turismo

Seminário: Escritório de viagens e turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Agências de Viagens e Turismo

Curso:Turismo

Professor:

Nome do aluno:

Data: 07/05/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o enunciado que segue e responda de forma dissertativa:

Fundamentando-se em seus estudos na disciplina e em pesquisas externas (na internet, periódicos, livros etc.) faça uma leitura a respeito do cenário atual do mercado de viagens quanto à comercialização dos produtos pelas agências de viagens e as mudanças no comportamento do consumidor.

Após, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo respondendo o seguinte questionamento: Quais as estratégias a serem adotadas pelas pequenas agências de viagens para permanecerem nesse mercado? Seu texto deve ter de uma a duas laudas. (10 pontos)

As pequenas agências de viagens representam cerca de 95% do setor de agenciamento turístico e estão na ponta de uma cadeia que movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano no Brasil. São pequenos negócios que contam com a força motriz de uma engrenagem robusta na economia nacional, que envolve diretamente 52 segmentos da indústria à prestação de serviços.

Entretanto, manter a rentabilidade e a garantia de sucesso e, ainda, enfrentar a concorrência das médias e grandes agências não são tarefas fáceis. O mercado, cada vez mais globalizado, requer altos investimentos em tecnologia e na capacitação de funcionários, além de tempo para que os empresários possam descobrir novos nichos de mercado, pesquisar e negociar bons preços junto às operadoras e fornecedores, atender aos clientes.

Para as pequenas agências de viagens continuarem no mercado é necessário sempre a busca pelo conhecimento do maximo de destinos turísticos, tanto regionais, nacionais como internacionais. Para que possam passar essas experiências aos interessados no destino, os pontos turísticos importantes a serem visitados em cada destinação, os melhores hotéis para se hospedar, restaurantes e locais onde podem ser encontradas comidas típicas da região, os detalhes que se fazem importantes na viagem (moeda, artesanato, cultura, hábitos e costumes dos destinos em questão). Há também necessidade de treinar a equipe de trabalho, definir estratégias e metas e estar conectado a novas tecnologias (sistemas GDS e portas de companhias aéreas e operadoras). Um dos pontos fundamentais para o sucesso é que tanto o empresário quanto seus funcionários tenham bons conhecimentos dos diversos destinos nacionais e também internacionais, buscando com isto que seja possível auxiliar o cliente de seu empreendimento. Isto porque o desconhecimento de roteiros turísticos ou de negócios e eventos, bem como desconhecer o que cada local oferece em termos de possibilidades de diversão diurna e noturna, comércio, dentre outros itens, será com certeza vista pelo cliente como uma fragilidade da agência. O cliente tem que ser reconhecido como indispensável no planejamento das ações estratégicas das agências de viagens.

Atendimento personalizado, montando pacotes sob medida determinado pelo consumidor e facilidade a compra, sem necessidade de comparecimento à agência.

O uso do marketing de relacionamento como diferencial, onde o foco é a valorização dos clientes pelo tratamento individual, respeitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com