TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eventos - FMU

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO

Angela Carolina Vayda – r.a. 7120039 – 3º semestre

CONCEITO DE EVENTOS E SEU MERCANDO NA ATUALIDADE NO BRASIL

SÃO PAULO,  2015



  1. DEFINIÇÃO DE EVENTOS E SEU MERCADO NA ATUALIDADE

  1. A definição de Eventos

“Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia”. (MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999, p.71.)

“Os eventos constituem uma atividade de grande interesse para as organizações, tendo em vista que propiciam o envolvimento direto dos públicos na sua realização. São, por conseguinte, um excelente meio de comunicação dirigida aproximativa entre a organização que os promove e o público que deles participa”. (KUNSCH,2003, p.385)

Ou seja, evento nada mais é do que uma reunião com objetivos específicos, no geral, para chamar a atenção de um determinado público para um determinado produto. Trata-se de uma forma de interagir com o público alvo e intensificar sua relação com ele.

1.2        O mercado de eventos no Brasil

Dados os grandes acontecimentos esportivos desta década, como a Copa do Mundo FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em 2016, o Brasil vêm sendo considerado o principal destino para os grandes eventos do momento. Com isso, a procura de requalificação para profissionais já existente no mercado e de formação, para aqueles que sonham em usufruir da visibilidade do país no mundo, têm sido grandes.

O Governo Federal, através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criou vagas em diversos tipos de cursos com o intuito de abastecer um mercado extremamente promissor. Além de cursos de idiomas, também foram criados cursos de Hospitalidade e Lazer, Segurança, Produção Alimentícia, entre outros. Com esta iniciativa, o mercado ganha novos adeptos e gera ainda fonte de renda para aqueles que permanecerão nos locais que sediarão os próximos grandes eventos.

Um dos fatores que chama a atenção dos profissionais da área de eventos, no Brasil, é a frequente depreciação do dólar, desde às eleições presidenciais de outubro de 2014. Segundo Osiris Marques, autor do blog Turismo e Eventos, da Revista Eventos, a alta do dólar oportunidade para a internacionalização do setor e para aprendizado dos profissionais do segmento. Já para a Panrotas Editora, em pesquisa realizada em parceria com a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, o mercado não está tão otimista. 37,2% dos pesquisados acreditam que o setor reduzirá seu faturamento comparado com os anos anteriores.

No geral, é sabido que o Brasil continuará sendo procurado para sediar grandes e lucrativos eventos, como os festivais de música. A exemplo do Lollapalooza, onde somente em 2015 gerou mais de R$ 93 milhões em gastos na cidade de São Paulo, apenas em um final de semana de evento e movimentou todos os setores de hospitalidade da cidade, como restaurantes, casas noturnas e hotéis. No geral, segundo a SPTuris, o turista que visitou a capital paulista para participar da versão brasileira do festival americano, gastou em média R$ 1.659,00, excluindo os valores dos ingressos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com