TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DE CITAÇÕES REFERÊNCIAS

Por:   •  27/1/2020  •  Artigo  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONOMICAS – FACEM

DEPARTAMENTO DE TURISMO – DETUR

CURSO DE TURISMO

Discente: Brenda Chrisley de Sousa Moura

Prof. Saulo Gomes Batista

FICHAMENTO DE CITAÇÕES

REFERÊNCIAS

FARIAS, Mayara Ferreira; SONAGLIO, Kerlei Eniele. PERSPECTIVAS MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINAR NO TURISMO. Vol.3 n.1. Revista Iberoamericana de Turismo. 2013. Penedo. P.71-85. Disponível em: < http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur>

CAP 1: Introdução. Pág. 72

“Inicialmente foram dispostos conceitos e discutido como ocorre a multidisciplinaridade e as principais diferenças desta com a pluridisciplinaridade. Após isto, apresenta-se o conceito de pluridisciplinaridade, bem como ocorre a transferência de conhecimentos na mesma. Em seguida, é realizada a discussão sobre o contexto histórico e importância da interdisciplinaridade, além de pontuar como se dá o diálogo das disciplinas voltadas para o entendimento do turismo. Por fim, abre-se a discussão referente a transdisciplinaridade que propõe transcender e romper os limites disciplinares” 1 (p.72)

[Diante das questões são conceituados sobre conceitos e diferenças].

CAP 2: Multidisciplinaridade. Pág. 73

“A multidisciplinaridade é o conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer às relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.” 2 (p. 73)

[A forma de como a multidisciplinaridade é desenvolvida, e estruturada em diversas disciplinas, para ser estudada as informações de conhecimentos interligando as disciplinas entre si].

CAP 2: Pág. 74

“A multidisciplinaridade no turismo revela que diversas disciplinas, de diferentes áreas de formação estudam conteúdos que interferem e são interferidos pelo turismo. Assim, constata-se que há estudos isolados sobre o turismo em diversos cursos de graduação e pós-graduação, especialmente no Brasil. Tal realidade é destacada por Rejowski (2010) que menciona os estudos fragmentados do turismo que pouco tem contribuído para a formação epistemológica e/ou metodológica da área.” 2 (p. 74)

[Diante das questões vistas define como é desenvolvida no turismo em sua área de formação, onde há diversos cursos espalhados em todo o Brasil].

CAP 3: Pluridisciplinaridade. Pág. 74

“Segundo Menezes (2010) explica que o termo pluridisciplinaridade se refere à justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente ao mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer às relações existentes entre elas. Ela difere-se da multidisciplinaridade porque, a segunda se caracteriza por uma superposição de disciplinas que não estabelecem relação aparente, e a primeira consiste na superposição de disciplinas cujo objeto é correlato, em outras palavras, sugere a possibilidade da ocorrência de relação entre elas. Então, por exemplo, a pluridisciplinaridade consideraria a Psicologia Educacional como uma disciplina da Psicologia”. 3 (p. 74)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com