TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos raizes

Por:   •  1/5/2015  •  Dissertação  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Fungos associados às raízes de plantas superiores

A associação de fungos e raízes de plantas são denominados Micorrizas, que estão presentes em 83% das dicotiledôneas e 79% das monocotiledôneas.

Micorrizas presentes nas raízes ocupam um maior espaço no solo, sendo assim intensificando o poder de absorção de nutrientes presente no solo. Os fungos são capazes de sobreviver, devido a que as plantas com o processo de fotossíntese é capaz de fornecer energia e carbono para o fungo. Essa integração de fungo e raiz, pode ser utilizadas em áreas com baixa fertilidade para maior aproveitamento da adubação, ou em áreas degradadas para ter um reflorestamento com mais chances de sucesso. Contudo nem todas as Micorrizas são benéficas as plantas, podem haver relações neutras e até parasitarias.

Tipos de Micorrizas

• Endomicorrizas: São o tipo mais comum encontradas em plantas cultivadas, daninhas e até em algumas árvores, há algumas teorias que dizem que essa micorrizas foram responsáveis pela transação da vida aquática para a vida terrestre das plantas. Esses fungos são totalmente dependentes das plantas para sua sobrevivência, não são encontrados sozinhos na natureza.

• Ectomicorrizas: Não são muito comum como o endomicorrizas pois são encontrados em simbiose a árvores florestais, de clima temperado e boreal, esse fungo pertence ao filo Basidiomycota com aparecimento de cogumelos ao redor das árvores.

http://naturlink.sapo.pt/NaturSAPO/Biodiversidade/Artigos/content/Micorrizas-um-bom-negocio-entre-plantas-e-fungos?bl=1&viewall=true

http://www.mundoeducacao.com/biologia/micorrizas.htm

Microbiota do solo

Microbiota do solo são todos os microorganismos presente no solo, podendo desempenhar varias funções como a produção de nutrientes. Devido a esses microorganismos presente no solo, muitos deles são capazes de interagir com a planta, sendo de forma benéfica ou de forma maléfica ou ate neutras. As relações benéficas tem como classificação comensalismo, mutualismo e simbiose.

• Comensalismo: Onde apenas uma população se beneficia mas a outra não é afetada.

• Mutualismo: Onde ambas das populações se beneficiam.

• Simbiose: É tipo de mutualismo mas a interação é obrigatória.

As relações maléficas são classificados em:

• Amensalismo: É a interação onde um grupo de microorganismos limita a sobrevivência de outros.

• Competição: Onde a população de microorganismos competem com outra por um fator limitante por exemplo por nutrientes.

• Parasitismo e Predação: Quando um microorganismo obtem uma vantagem às expensas (parasitismo) ou pelo consumo (predação).

A interação desses microorganismo quando benéficas a agricultura serve de grande importância, pois muitos microorganismos podem incrementar na produtividade da cultivar, alguns exemplos como o micorrizas (interação fungo e raiz) ajudam a planta na absorção de nutrientes, e a bactéria rhizobium fixadoras de nitrogênios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com