TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gastronomia Contemporanea Atual

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Atualidade Gastronomica Contemporanea

Com o começo da contemporaneidade, novas técnicas de cozinha foram surgindo, como o uso de novos molhos, a renovação do pensamento referente a decoração de pratos e a cozinha molecular. Os gourmets da atualidade usam sua criatividade e recriam as técnicas do passado para criar pratos de sabor e aparencia inovadores.

Os principais chefs de cozinha, principalmente patisseires, usam e abusam dos materiais e de inspirações oriundas de todos os cantos para criar pratos com aparencias novas, que abram o apetite de qualquer um e se adequem as suas devidas ocasiões. Um bom exemplo disso é o "bolo de vidro", em que os confeiteiros utilizam um tipo de cobertura semisólida que se assemelha a vidro e fascina vários fãs da área e deixam qualquer um com água na boca.

Referindo-se a uma parte da gastronomia contemporanea que se preocupe mais com a textura e o sabor do alimento, nós temos a Gastronomia Molecular, que consiste em desvandar os mistérios por trás das alterações e das reações que ocorrem no alimento durante o seu preparo. A cozinha molecular procura desenvolver seus estudos acerca dos alimentos com o intuito de melhorar as técnicas culinárias antigas, projetar melhores utensílios para melhores resultados, e obter os mesmos resultados de maneiras diferentes e inusitadas.

Para produzir está pesquisa, eu utilizei os operadores de pesquisa " " (aspas) e - (sinal de menos) da seguinte maneira: "experiencias inovadoras e atuais na gastronomia"; "gastronomia atual"; "gastronomia atual -turismo"; "inovações na gastronomia"; "gastronomia molecular"; "molecular gastronomy". Foram também utilizados os filtros de pesquisa do Google: Imagens; Notícias.

Fontes:

http://embor.embopress.org/content/7/11/1062 (tendo em vista que o autor Hervé This é um especialista no assunto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com