TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independência da Catalunha - Espanha

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Independência da Cataluña

Cataluña região que alberga a idade de Barcelona entre outras, ontem foi aprovado no congresso da Cataluña por 72 deputados, o começo do processo para a região se independizar-se da Espanha.

Já não é de agora que a região da Cataluña tem esse interesse. Quando em XIX constituiu a nação da Espanha, tentou impor por meios de força a submissão das três regiões que possuíam cultura e idiomas diferenciados. Estas regiões foram a Galícia, o País Vasco e a Cataluña.

Porém, foi a partir do ano de 1939, quando chegou ao fim o militarismo regido por Franco em todo pais, onde essa região que já tinha sofrido  uma dura repressão por conta de sua cultura e idioma próprio, Espanha ao reorganizar-se, retirou todo o poder autonômico que a região possuía antes, ficando assim completamente nas mãos do governo espanhol que, desde então principalmente a região da Cataluña tem sido explorada de maneira “abusiva”, assim dito por seus deputados.

Vinte e seis por cento do PIB espanhol vem da Cataluña. Seus governantes dizem que esta região estaria muito melhor independente de Espanha. Apesar dos avisos da UE que avisa que caso esse processo realmente ocorra, a Cataluña estaria fora da União Europeia e por tanto, não gozaria do livre mercado que esta propícia.

Após saber da aprovação deste processo pelos deputados da Cataluña, o Governo Espanhol começou a estudar primeiramente a possibilidade de enquadrar essa votação como algo inconstitucional que vai contra as leis do país, caso seja assim comprovado o governo pretende recorrer ao TC – Tribunal Constitucional do Estado Espanhol.

No entanto, em meio a tantas discussões sobre se foi a constituição foi ferida ou não, um dos favoritos para as eleições que ocorreram dia 20 de dezembro, já disse que uma soberania como Espanha  não deve ter estados e populações descontentes e com  isso informou que se ganhar para governante do país a primeira coisa que fará será um referendum para saber oque realmente a população dessa região deseja, conseguindo assim incendiar mais ainda os problemas internos que atualmente a Espanha enfrenta.

Cientistas políticos comentam que caso essa separação não será benéfica para ninguém  caso realmente aconteça, e que soberania forte é aquela que encontra-se unida em prol da sua nação.

Fontes:     Jornal “El Mundo”,  jornal “El País”, jornal “El Correo”, tele informativo TVE, Wikipédia e amigos espanhóis que lá vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (183.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com