TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catalunha e Regiões Vinícolas

Tese: Catalunha e Regiões Vinícolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Tese  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

“Nós confirmamos que nenhuma parte desse trabalho, exceto onde

claramente indicadas e referenciadas, foram copiadas de trabalhos

pertencentes a qualquer outra pessoa, exemplo, livro, apostila ou outro

aluno. Nós estamos cientes que conforme descrito no manual de estudante

do curso de Gastronomia, a cópia de trabalhos de outra pessoa sem a

própria forma de referencia poderá acarretar em atos disciplinares pela

Universidade.”

Índice

• Introdução

• Catalunha e Regiões Vinícolas:

• Análise comparativa

• Conclusões

• Referências

• Introdução:

La Bodega, do escritor Noah Gordon, retrata a história de Josep Alvarez, camponês e vinicultor. Essa obra se passa no país pelo qual Noah se apaixonou, a Espanha. O protagonista sonha em criar um bom vinho e recuperar e desenvolver a vinícola praticamente falida da família. Um enredo minucioso e envolvente que te transporta para Santa Eulália, aldeia onde ocorre a cultura dos vinhos e onde Josep vive.O tratamento das personagens se relaciona ao processo de produção de vinho, são verdadeiras metáforas. Um exemplo disso é o homem, quanto mais experiências vive, mais maduro se torna e quanto maior a maturidade melhor é a sua essência. Noah também descreve a vida como vindima, como uma colheita, uma eterna conquista. Josep se envolve com uma mulher chamada Marimar e o amor deles também é descrito com uma ligação com os vinhos, esta é “quando consumido leva à embriaguez dos sentidos”, por isso é preciso tempo e análise para colher bons frutos e manter a harmonização do amor, não espere uma paixão repentina, crie um amor prudente. La Bodega é uma história de superação, intrigas, amor e principalmente busca pelos sonhos, conquistas e muito aprendizado. Josep é um exemplo de cidadão exemplar e focado em seu sonho e com sua dedicação conhece e alcança coisas maravilhosas da vida. Então, La Bodega é uma verdadeira lição de vida, a partir da persistência. Como dizia o grupo Legião Urbana “Quem acredita sempre alcança”.

Catalunha e Regiões Vinícolas:

Com sua costa de frente para o resto das culturas do Mediterrâneo, o vinho tem sido uma parte inseparável da sua vida desde os primeiros colonos gregos chegaram. Tradicionalmente, muitas regiões produziam sua própria versão de vinhos rançosos, pesados, poderosos, com alcool acima dos 15%, que tanto caracterizou grande parte do vinho espanhol durante séculos, a reputação da vinicultura da Catalunha, por muitos anos, também se baseou fortemente em sua produção de vinho espumante conhecido como Cava e seus vinhos brancos de Penedès. Mas a revolução vitivinícola espanhola deixou efeitos irreversíveis. No alvorecer do século 21, a Catalunha continua a provar que sabe preservar seu passado, bem como acompanhar os tempos. Além disso, tem usado o seu "know-how para comercializar seus produtos no exterior, e é por isso que eles têm uma presença forte na cena internacional.

Das onze principais regiões da Catalunha, a mais famosa ainda é a DO Cava, a versão em espanhol do champanhe. A técnica é exatamente a mesma utilizada na França, sendo a maior diferença as uvas utilizadas, o resto do vinho da Catalunha ainda gira em torno do vinho tranquilo. Tradicionalmente, o rei da terra era DO Penedès. Tradicionalmente, muitas das adegas daqui faziam vinho branco para os produtores de Cava, desta forma, Penedès sempre foi particularmente forte nesta área. Desde o início da década de 1960, no entanto, alguns dos enólogos mais revolucionários da Espanha ganharam sua fama aqui, levando o país a seu situação atual. Atualmente, tintos, com variedades nacionais e estrangeiras já começaram a tomar o centro do palco. A qualidade pode ser inconsistente, mas em sua melhor forma, eles podem ser vinhos maravilhosos.

Na Espanha, eles incluem Xarel.lo, Parellada e Macabeo, embora a Chardonnay tenha crescido em popularidade. Na realidade, a Cava não é exclusiva da Catalunha. Ela pode e é feita em outras partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com