TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao turismo CEFET/CEDERJ

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONDA AS QUESTÕES

1 – Conceitue a oferta turística e justifique a sua importância para os destinos turísticos.

Segundo a OMT, oferta turística pode ser entendida como “o conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico em um determinado destino, para seu desfrute e consumo”. Ela é de suma importância para os destinos turísticos porque é responsável pela afluência e estada de turistas.

 

2 – Defina o que é produto turístico e quais são as principais características que o difere de outros tipos de produtos encontrados no mercado.

Segundo Valls (1996), o produto turístico apresenta-se como um aglomerado, um amálgama, um grupo de elementos tangíveis e intangíveis em particular. Entre os tangíveis estão os bens, os recursos, as infraestruturas e os equipamentos; entre os intangíveis estão os serviços, a gestão, a imagem da marca e o preço.  

As principais características que o difere de outros tipos de produtos encontrados no mercado são: intangibilidade (os serviços não possuem forma física, existem na medida em que são produzidos e consumidos); heterogeneidade (devido às restantes características, não existe uma unidade na prestação de serviços); perecibilidade (sua utilidade tem uma duração limitada, logo não pode ser armazenado); e inseparabilidade (a produção e o consumo ocorrem simultaneamente).

3 – O turismo é uma atividade que movimenta 52 setores diferentes da economia. Explique no que consiste a cadeia produtiva do turismo.

A Cadeia Produtiva do Turismo pode assim, ser entendida como um conjunto complexo de atividades e serviços ligados aos deslocamentos, visitas, transportes, alojamentos, lazer, alimentação e circulação de produtos típicos. (PROVINCIALI, 2002). A cadeia produtiva do turismo consiste em: trade turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, serviços de alimentos e bebidas, meios de transporte e atrativos turísticos

4 - Explique o papel dos órgãos oficiais de turismo para a ocorrência da sua atividade, situando nesse contexto três órgãos em âmbito nacional e explique suas principais atribuições.

Os órgãos oficiais de turismo tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento do setor em diferentes níveis. Ao tratarmos do nível nacional podemos citar três órgãos: o Ministério do Turismo, que tem como missão desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social; a Secretaria Nacional de Programas e Desenvolvimento, que tem a atribuição de promover o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao turismo; e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que tem como principal objetivo fomentar a atividade turística, criando condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o pais, atua na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

 

5 – Cite quais são os principais instrumentos de gerenciamento dos fluxos turísticos que podem ser utilizados pelos governos e explique brevemente a função de cada um deles.

        A maneira pela qual ações dos governos influenciam o turismo pode ser classificada de duas formas: gerenciamento da demanda e gerenciamento de ofertas e custos.

Os principais instrumentos de gerenciamento dos fluxos turísticos que podem ser utilizados pelo governo relacionados à demanda são:

  • Marketing e Promoção: tem a função de estimular a demanda ao relacionar as necessidades aos desejos de seus clientes, a divulgação é realizada de forma abrangente e eficaz gerando valor ao negócio;
  • Fornecimento de Informação: é utilizado para tentar aliviar a pressão em áreas turísticas sensíveis, regulando os fluxos turísticos ao manter os visitantes informados;
  • Preços: consiste nas formas em que o setor público pode influenciar o preço que um turista está disposto a pagar em uma destinação; e
  • Controle de Acesso: ao limitar os números e canalizar fluxos de visitantes busca-se aliviar o congestionamento em horário de pico e a legislação de planejamento, evocada para proibir ou controlar o desenvolvimento da infraestrutura (especialmente hospedagem) próximo ou em torno de locais naturais.

    Para o gerenciamento de ofertas e custos, os instrumentos mais utilizados são:
  • Planejamento e controle do uso da terra:  é forma de legislação de planejamento urbano e rural, na qual se requer permissão para desenvolver, ampliar ou modificar o uso de quase toda a terra a fim de promover o desenvolvimento do turismo;
  • Regulamentação de construções: é utilizada para suplementar o controle do uso da terra e cobre geralmente o tamanho, a altura, a forma e a cor dos prédios. Em muitos países têm também legislação incidindo sobre recursos culturais como prédios históricos, vestígios arqueológicos, monumentos religiosos, áreas de preservação e mesmo cidades inteiras;
  • Regulamentação do Mercado: tem a finalidade de impedir o abuso de poder de monopólio;
  • Pesquisa e Planejamento de Mercado: onde os governos monitoram as mudanças do setor e fazem pesquisa para identificar benefícios e custos sociais do turismo;
  • Taxação: consiste na arrecadação de impostos específicos sobre o setor turístico;
  • Propriedade: consiste na infraestrutura pública, nas atrações, nas amenidades naturais e em algumas atividades fundamentais geradoras de receita. São de propriedade estatal por serem importantes como serviços essenciais para qualquer desenvolvimento econômico; e
  • Incentivo aos Investimentos: trata-se da quantidade de incentivos para investimentos de empreendedores, são agrupados em três títulos amplos segundo Cooper (2003): redução de custo de capital, redução de custos operacionais e segurança de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com