TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  19/1/2016  •  Monografia  •  7.068 Palavras (29 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 29

INTRODUÇÃO

        Esta monografia tem por objetivo refletir a implantação do turismo receptivo na localidade de Barbacena em Minas Gerais; a partir da descrição dos aspectos necessários para formalizá-la para o acolhimento de turistas e visitantes tendo como foco, a hospitalidade. A pesquisa que resultou nesta sistematização foi motivada pela constatação de que localidade possui bom fluxo turístico anual, mas, que poderia ser mais bem aproveitado, a partir de um planejamento voltado para o turismo receptivo que absorvesse a mão de obra especializada local, ou seja, que contemplasse técnicos; tecnólogos e turismólogos formados na cidade ou em regiões próximas.

        A relevância do estudo se pauta na ascensão de que, a atividade turística em municípios localizados no eixo conhecido como “Circuito Estrada Real”; possui fluxo turístico consistente e cabe a cada município a coordenação dessa demanda turística, a fim de propiciar benefícios à sociedade que acolhe visitantes e turistas. Tal demanda, auxilia o comércio de maneira geral; a rede hoteleira; bares; restaurantes; clubes; contempla o artesanato local; redes de transportes; etc.

        Nesse sentido, tanto a sociedade quanto os profissionais atuantes na atividade turística seriam beneficiados com essa proposta, pois, o acompanhamento organizado e planejado do Turismo pode refletir diretamente na economia local, aumentando a arrecadação municipal e os índices de empregabilidade de forma direta ou indireta.

        A metodologia iniciou-se com os principais conceitos de hospitalidade e sua relação com o Turismo; os tipos de turistas existentes e as classificações da área. Os autores escolhidos para esta etapa foram Dias (2002); Castelli (2005) e Andrade e Serra (2010). Nas demais propostas para o capitulo inicial, utilizou-se a Embratur (1992); Ferreira (2007); São Paulo Turismo S/A (2013) e o Ministério do Turismo (2013).

        Num segundo momento, foram utilizadas as concepções do folder “Barbacena-Minas Gerais”(2003), a fim de demonstrar as características da localidade de Barbacena e da região em que está inserida; dados da 3º Superintendência Regional de Ensino de Barbacena (2006), para expor o corpo de ensino existente na localidade; o site do Ministério do Turismo e autora Pires (2005), para elucidar o contexto turístico local.

Por fim, foi caracterizado em forma de quadro comparativo, um remonte sobre a cidade de Tiradentes, Minas Gerais e sua similaridade turística com Barbacena no que diz respeito às características culturais e históricas de seus atrativos. Foi utilizado como fonte, o estudo de caso realizado por Pires (2005) em Tiradentes e dados colhidos pela autora no próprio município.

CAPÍTULO 1

TURISMO E HOSPITALIDADE: CONCEITOS INICIAIS

1.1 ORIGEM DA HOSPITALIDADE

A fim de delinear os aspectos principais deste estudo, faz-se necessário expor a conceituação sobre o que vem a ser hospitalidade. Desde o início da civilização, os gestos de recepção e hospitalidade, muitas vezes sem a contrapartida do pagamento, parecem cercados por uma aura divina – como na Grécia antiga, onde Zeus Xênios protegia o hóspede e o hospedeiro. É importante notar que a Grécia tem, ainda hoje, a característica da hospitalidade bastante desenvolvida. A palavra grega philoxênia (em português, xenofilia, indica amor ao estrangeiro) que também pode ser entendido como hospitalidade. (DIAS, 2002).

O ato de hospitalidade ganhou diversas formas no discurso da história, se constituiu em momentos ímpares para a prática da sociabilidade e outros componentes essenciais da espécie humana. Para Dias (2002):

 

A noção de hospitalidade provém da palavra latina hospitalitas atis e traduz-se como: ato de acolher; hospedar; a qualidade de hospitaleiro; boa acolhida; recepção; tratamento afável; cortês; a amabilidade; gentileza. Já a palavra hospes – itus se traduz por hóspede, forasteiro, estrangeiro, aquele que recebe o indivíduo que se acomoda ou se acolhe provisoriamente em casa alheia, hotel ou outro meio de hospedagem ou que é acolhido com hospitalidade. (p.98).

        

Sob esta perspectiva, cabe salientar a importância social dada pelo autor à pessoa hospitaleira, ao que acolhe outras pessoas. Tal ato representa o conceito amável em se hospedar, como esta acolhida torna-se um auxílio a quem precisa. Uma outra concepção de hospitalidade ligada à história grega, é explicada por Castelli (2005):

A Grécia antiga representa um marco na caminhada feita pelo homem para chegar até onde chegou. A história, porém, registra vertentes representativas da cultura ocidental, que mereciam ser lembradas pela sua contribuição ao tema da hospitalidade. Sem desconhecer, pois, essas outras valiosas contribuições, recorreu-se à Grécia como uma das fontes para subsidiar o assunto em pauta, destacando-se em especial quatro aspectos: (1) dever do Estado; (2) culto a hospitalidade; (3) sábios; (4) valores da vida civilizada.  (p.26).

Nota-se que ambos os autores, possuem linhas de pensamentos semelhantes e seus estudos se complementam quanto à origem da hospitalidade. A hospitalidade traduz o esforço e o desejo de melhor compreender a essência do ser humano em suas várias dimensões ao longo do tempo. Desta forma, pode-se dizer que receber bem os visitantes, é uma prática antiga e ainda presente nos dias atuais.

Do ponto de vista do Turismo, a hospitalidade assume um papel mais abrangente e organizado, pela complexidade de equipamentos necessários para acolher turistas. Este aspecto reforça a necessidade da montagem de equipamentos para organizar e sustentar o turismo receptivo dos municípios, sobretudo, os de pequenos e médios portes. Antes de compreender turismo receptivo, é preciso expor melhor a relação entre Turismo e hospitalidade.

 

1.2 RELACÃO ENTRE HOSPITALIDADE E TURISMO

        O Turismo enquanto atividade social engendra em seu interior a própria essência da hospitalidade, pois, para que seja possível tornar-se um destino procurado por turistas de forma frequente, faz-se necessário compreender e estruturar a localidade para receber turistas, ou seja, é preciso acolher de forma adequada aos visitantes e turistas para que os mesmos possam criar o [1]fluxo turístico desejado. Desta forma, a hospitalidade faz parte da atividade turística, na medida em que é fundamental para que esta ocorra satisfatoriamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.7 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com