TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO a DISTÂNCIA – AD1

Período - 2017/1º

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo

Docente: Elis Regina Barbosa Angelo

Tutoras: Caroline Brito e Ana Cruz

Nome: Charles Gama de Figueiredo

Matricula: 12115100208

Data: 22 / 02 / 2017

Questão 01: Considere o tema de pesquisa “Megaeventos e a formação da imagem turística internacional do Brasil”. A partir dele, formule:

  1. Um problema de pesquisa. (1,5 ponto)

Resposta: Qual imaginário que os organizadores de um  Megaevento projetaram em         relação ao turismo internacional através da descrição dos atrativos deste evento ?

  1. Uma hipótese para o problema proposto. (1,5 ponto)

Resposta: Constituído um trabalho de marketing relacionando os Megaeventos com os atrativos da localidade receptora, visando atrair o turista internacional a permanecer no local do megaevento.

Questão 02: No dia a dia, lidamos com diferentes formas de saber. Escolha uma delas para responder às questões abaixo:

  1. Conceitue a forma de saber escolhida, com suas próprias palavras: (1,5 pontos)

Resposta: O conhecimento mítico refere-se a uma forma de conhecimento sem lógica, imaginário, ou seja, fundamenta-se na sensação de que existe modelos naturais e sobrenaturais. De onde vem o sentido de tudo o que existe, amparando a raça humana a elucidar o mundo por meio de uma representação. O conhecimento mítico não é gerado através de experiências cientificas e, sim, da imaginação humana.

  1. Exemplifique a forma de saber escolhida, de acordo com suas próprias vivências, pensando em como ela se manifesta na sua vida diária: (1,5 pontos)

Resposta: O exemplo do conhecimento mítico na minha própria vivencia, é o fato de ser uma pessoa religiosa na fé católica, acreditando sempre nos milagres divinos, baseado nas rezas, benzeduras e simpatias; diariamente sempre fazendo minhas orações no meu santo protetor, pedindo bênçãos e paz.

        

Questão 03: Como podemos diferenciar ciência de senso comum? (2 pontos)

Resposta: O senso comum difere-se em alguns aspectos da Ciência, pois a Ciência busca a “verdade” em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera, não requerendo a verdade a qualquer custo, mas apenas acredita no que foi dito sobre aquele assunto.

Questão 04: Explique o que significa uma “mudança de paradigma” na história do pensamento científico. (2 pontos)

Resposta: Significa um termo que atualmente se usa a fim de descrever uma modificação profunda em nossos pontos de referencias já cristalizados sobre determinados assuntos, que podem mudar de direção a qualquer momento.

 Um dos exemplos de quebra de paradigmas é a Historia, que teve com a Escola de Annales, a criação de novos rumos na investigação cientifica. A Nova Historia, por exemplo, quebrou os paradigmas de estudar a historia apenas pelo caminho da documentação e passou a aceitar os novos estudos que pensam na pesquisa sob outras formas metodológicas, como a História do Amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (341.9 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com