TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos resultados de pesquisa quantitativa – Turismo Brasileiro

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Análise dos resultados de pesquisa quantitativa – Turismo Brasileiro

O presente trabalho trata da análise dos dados e discussão dos resultados, coletados a partir da pesquisa quantitativa feita com diversas pessoas de alguns estados brasileiros, através de questionário produzido online e enviado via whatsapp, mostrando que:

  • Pergunta 1

Mostra que a maioria dos nossos respondentes possuem idade entre 30 a 39 anos (35%).

  • Pergunta 2

Mostra que 55,88% dos respondentes é composto do sexo masculino, menos da metade dos respondentes é do sexo feminino.

  • Pergunta 3

Os resultados da pergunta 3 mostram que a maioria dos respondentes (96%) considera que o obstáculo maior em relação a se fazer turismo seria a falta de dinheiro, revelando assim que a renda do brasileiro ainda não é capaz de suprir a necessidade de lazer do mesmo. Podemos observar ainda que 3,23% dos respondentes optaram pela viagem ao exterior, levando-nos a perceber que o turismo internacional é uma opção atrativa para os brasileiros, considerando também a questão da segurança que alguns países passam para os turistas.

  • Pergunta 4

 Mostra que 82,86 dos respondentes já conheceram pelo menos 1 estado brasileiro. Mais da metade dos entrevistados já fizeram turismo seja de lazer ou a trabalho.

  • Pergunta 5

Os dados revelam que 48,57% dos respondentes já visitaram pelo menos dois estados brasileiros.  25,71% conheceram de 3 a 5 estados, dados bastante relevantes em consideração a se fazer turismo interno seja a trabalho ou a lazer.  Já os outros 25,71% revelaram conhecer mais de 5 estados, o que nos mostra a escolha do brasileiro pelo turismo no nosso país.

  • Pergunta 6

Na pergunta 6, 74,29% dos respondentes escolherem a opção de viajar para praia e 25,71% optaram por turismo em região serrana.

  • Pergunta 7

Nessa questão podemos analisar que foram citados 20 destinos nacionais e 1 estrangeiro. A maioria dos respondentes sugeriu a região do Nordeste para fazer turismo. Já a região sudeste ficou em segundo lugar dentre as escolhas dos entrevistados.

  • Pergunta 8

Mostra que 70% dos entrevistados preferem como atividades em suas viagens, passeios pela cidade. Já 41,18% optaram pelo turismo de aventura ou seja, atividades oferecidas pelo local.

Considerações finais.

A fim de atingir os objetivos propostos no briefing para campanha do Ministério do turismo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, por meio de um questionário online, composto de perguntas fechadas e apenas uma aberta, que fez um levantamento de dados, com o objetivo de entender o interesse do brasileiro em relação ao turismo e entender a necessidade do mesmo para compreender que viajar pode fazer parte do sua cesta de consumo.

Analisando os dados podemos verificar que os brasileiros preferem sim viajar pelo Brasil, o que impossibilita esse desejo seria a falta de dinheiro e talvez de tempo de alguns dos entrevistados. Foi percebido também que mais da metade já conhecem alguns estados e de preferência optam por praia do que o clima serrano. Com base na pergunta aberta percebemos que mais da metade dos entrevistados preferem a região do Nordeste para turistar. Em relação ao turismo de aventura e o ecoturismo podemos observar que estão em segundo lugar em relação ao que procurar em uma viagem, percebendo assim a carência em divulgar as atividades oferecidas nesses segmentos. Vale ressaltar que mesmo com uma renda baixa, mais da metade dos entrevistados já viajaram e que isso não os impediu de contribuir com o turismo nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com