TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Argumento dos Sonhos

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

O Argumento dos Sonhos é uma teoria desenvolvida principalmente por René Descartes que propõe a ideia de que talvez nós vivemos em um sonho constante, não tendo absoluta certeza de nossa lucidez em relação ao que é real ou não.

Essa teoria traz a tona o pensamento de que nossa mente pode ser facilmente enganada por nossa falsa percepção de realidade, como observado no filme Matrix, em que o personagem vive em uma realidade virtual, regida por um sistema operacional a qual mascara a verdade de um universo bem maior que o já conhecido, que aprisiona os seres humanos e os usa como fonte de energia para a manutenção de sua sociedade. Tudo o que as pessoas pensavam viviam, era projetado em suas mentes através de computadores, sendo que na realidade, estavam presos em seus corpos, sem o controle de seus pensamentos ou ações, sem nunca perceberem que isso está acontecendo.

Através desse filme, podemos também refletir sobre as noções de realidade, sobre como nós podemos classificar as coisas ao nosso redor como real ou irreal. Vemos que o que ouvimos, enxergamos, sentimos ou pensamos pode ser enganador, não nos trazendo a certeza da realidade. Se tudo o que pensamos que existe for um sonho, o que não é? Esse é um dos questionamentos levantados com a interpretação do filme, mas que pode ser respondida por um raciocínio anteriormente estabelecido por Descartes, ao declarar que o pensar é uma condição para nossa existência: “Penso, logo existo”. Uma verdade incontestável que temos ao pensar é que existimos, isso não pode ser enganado por nossas percepções do mundo, nem pelo que pensamos ser nossas percepções do mundo.

Outro ponto a se pensar sobre o argumento dos sonhos é a vida que é nos exposta através de mídias, redes sociais e internet. Vemos claramente que nossa sociedade apresenta muitas vezes uma vida que não condiz com a realidade vivida pela pessoa, mostrando claramente como nossas percepções nos enganam, e a maior parte das pessoas tem usado disso para apresentar uma vida que possui uma chamada “aceitação” maior das pessoas que a permeiam. Pensando nisso, nos perguntamos ate onde essa irrealidade exposta pode nos influenciar. Um dos maiores perigos em relação as redes sociais esta nas ações que seguem, de jovens buscando padrões de estética, de estilo de vida quase que inalcançáveis, não se atendo a sua própria verdade, e a busca da felicidade em sua própria realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com