TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro Cultural Banco do Brasil

Por:   •  19/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A empresa analisada foi o Centro Cultural Banco do Brasil. Empresa do ramo de entretenimento que possui 4 filiais, nos estados de São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro, esta última ao qual o trabalho dará enfoque. Está filial está há 27 anos no mercado e segundo a publicação inglesa The Art Newspaper, em 2016 o Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro ocupou a 26ª colocação com 2.216.880 visitantes.

O local possui uma área de 15.046 m² e oferece diversos espaços, com as mais diversas atrações culturais, como teatro, música, cinema, exposições (sendo as exposições permanentes a do Arquivo Histórico e o Museu do Banco do Brasil) e biblioteca / videoteca.

A empresa preocupa-se em colocar fatores de diversos campos sociais em suas atrações, como é mostrado nas reportagens abaixo:

“O projeto Madrugada no Centro está de volta em edição especial para comemorar o Dia da Consciência Negra. O evento acontece na área externa do CCBB Rio e conta com 72 horas de programação cultural com shows e DJs, debate, feira com comida de rua, moda, design, artesanato, oficinas e aulas de dança para crianças e batalhas de MCs.” (CATRACA LIVRE, 2018). ¹

“Entre os dias 13 e 18 de dezembro, acontecerá a 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. O festival este ano exibirá 64 produções, muitas inéditas no Brasil, de 18 países. “ (JORNAL DO BRASIL, 2017). ²

“Na Semana de Luta da Pessoa com Deficiências com o intuito de comemorar a data, diversas iniciativas estão sendo realizadas e programadas. O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro traz uma programação extensa com música, debates e ações educativas. Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o gerente geral do CCBB RJ, Fábio Cunha. Segundo ele, a acessibilidade e a inclusão são uma causa para o CCBB.” (EBC, 2017). ³

Descrição da empresa

O CCBB é um centro cultural que tem o objetivo de fornecer entretenimento cultural para a população. O local possui 2 salas de cinema, sendo a primeira sala com disposição de 102 lugares e a segunda sala com disposição de 52 lugares, 14 salas utilizadas como galerias e 3 teatros com capacidade 120 pessoas cada um. Além disso, o espaço oferece programas educativos, geralmente gratuitos como encontros, palestras e encenações.

Qualquer pessoa pode fazer uso dos serviços o CCBB, porém para cada atividade a precificação e horários diferentes.

As exibições de filmes acontecem geralmente no horário noturno e tem a sua entrada cotada em 10 reais. As exibições teatrais acontecem na parte da tarde e na parte da noite, sendo sua entrada cotada em 20 reais. E por fim, as entradas para a visualização das exposições são gratuitas, porém é preciso acessar ao site www.eventim.com.br para retirar o ingresso.

Os ingressos de todos os serviços oferecem descontos de 50% para estudantes e usuários do Banco do Brasil, sendo aceito o pagamento em dinheiro ou cartão (debito ou credito). O local fica aberto ao público de quarta a segunda, das 9h às 21h.

A empresa possui um museu, que se localiza no quarto andar do prédio, e que até a década de 1969 funcionava como presidência do banco. Na exposição tem peças da biblioteca e arquivo histórico do centro cultura, além de móveis, cofres, vasos, luminárias, tinteiros, relógios, fotografias e peças da coleção de numismática¹ do BB.

O local possui uma recepção bem posicionada, pois fica próxima a entrada principal e também próxima aos toaletes, porém a apenas um funcionário para realizar o atendimento, isto dificulta um pouco a mobilidade no local e acaba por ocasionar em uma criação de filas próxima dos horários das programações relacionadas aos cinemas ou teatros. Porém vale ressaltar que os funcionários, apesar de serem poucos em relação ao tamanho do lugar, são muito prestativos e auxiliam os clientes no que é cabível a eles. Além disso, na recepção são oferecidas pequenas cartilhas que obtém o calendário de programações do mês.

Em questão de acessibilidade o local é bem completo, pois possui rampas para pessoas com deficiência física, sanitários e boxes para cadeirantes, elevadores especiais e telefones públicos para pessoas com deficiência auditiva ou visual.

O local em si é bem aconchegante, o prédio em estilo eclético e as paredes pintadas de branco por dentro trazem uma aparência de limpeza e sutilidade ao local.

1º lição: Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente te compara

Considerações

O Centro Cultural tem o objetivo de oferecer entretenimento cultural para a população do Rio de Janeiro, porém este se torna acessível apenas para moradores de localidades próximas a ele, já que o horário de exibição das mesmas e os dias de exibição acabam por tornar inviável para moradores da baixada fluminense, por exemplo, por conta de fatores externos como, distância e sentimento de insegurança.

Assim qualquer empresa que ofereça serviços parecidos e que tenha horários mais concisos poderá concorrer com o CCBB, como exemplo temos a Empresa SESC, que oferece serviços de teatro e cinema para a população em diversos horários e em diversas unidades espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, sendo este um dos fatores que torna o SESC um grande concorrente do CCBB.

2º lição. Fantástica atenção aos detalhes

O CCBB é um local muito exuberante, limpo e organizado em subseções, porém em alguns requisitos o mesmo deixa a atender. O lugar não possui uma infraestrutura para receber grandes públicos de uma vez só em sua recepção/bilheteria, o que acaba por gerar filas em dias de exibições de mais de uma atração no mesmo horário. Porém vale ressaltar que apesar da problemática no atendimento, por conta da escassez de funcionários, o local permite que as pessoas comprem seus ingressos através do aplicativo Eventim, tendo apenas que validar o voucher quando chegar ao local, reduzindo assim o tempo de atendimento.

Outro aspecto negativo do local é a falta de um estacionamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com