TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo com ComCiência Local Visitado: Centro Cultural Bando do Brasil (CCBB)

Por:   •  1/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução 2

2. Desenvolvimento 4

3. Especificação da Visita Técnica: ComCiência – Patrícia Piccinini 4

4. Anexos 6

5. Conclusão 9

1. Introdução

As linguagens artísticas são usadas como instrumentos de comunicação usuais na ação da criança sobre o mundo e no fazer pedagógico do professor. Os professores, para atender às demandas de comunicação com as crianças, adolescentes, jovem, fazem uso das linguagens voltadas para os mais variados objetivos.

A artista Patrícia Piccinini, australiana tem como meta fazer as pessoas perceberem as diferenças entre si, além de mostrar com clareza o quanto as coisas podem mudar, ela utiliza a arte para defender as mutações genéticas, com criaturas diferentes, desconhecidas ate então, porém imaginadas e criadas por essa artista brilhante, as esculturas construídas por ela trazem relações de afeto entre os indivíduos montados por ela, no qual faz as pessoas olharem para as esculturas de forma afetuosa mesmo essas imagens sendo desconhecidas pelos que visitam a exposição.

Nesse projeto de atividade pratica, potencializamos a associação entre o conhecimento e a ciência na exposição “ComCiência” de Patrícia Piccinini que provoca aos educandos um caminho com ideias vastas, usando a imaginação e os sentidos como audição e visão dos educandos para poder entender e reter o conhecimento de forma mais clara, tendo em vista as opções que a artista utiliza como por exemplo fotografias, esculturas, desenhos e vídeos para facilitar a compreensão de todos que visitarem a exposição .

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

A inauguração desse espaço foi em 21 de Abril de 2001, O CCBB São Paulo é a quinta instituição cultural mais visitada no Paés e a 69º do mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa, The Art Newspaper (Abril/2014).

Patrícia Piccinini pensou em tudo, passou sentimentos com suas esculturas, além disso, deu o nome mais criativo e que melhor define sua exposição “ComCiência” que mescla o nome e da duplo sentido a quem visita a exposição pois visa a Consciência utilizando a Ciência como base.

Com essa visitação temos como objetivo ensinar de forma lúdica, porém mostrando possibilidades de opiniões diversas entre as crianças, formando um educando critico, pois a exposição visa diversas diretrizes e possibilidades para que as esculturas sejam daquela forma tão modificada. O objetivo especifico deste trabalho é fazer o educando criar hipóteses e ser critico em suas analises.

A escolha do local foi feita por meia de uma pesquisa na qual analisamos diversos locais culturais e acabamos escolhendo essa exposição de Patricia Piccinini, pois acreditamos que a forma que a artista apresenta suas ideias é a melhor forma para ensinarmos nossos educando, podendo passar as informações necessárias a essas criança não só com palavras mas também pela observação das esculturas, além disso visamos trabalhar de forma integrada diversas formas de aprendizado, a atrista possibilita essa forma de ensinar já que além de esculturas, trás em seus trabalhos sons e movimentações deixando as crianças curiosas e com sede de querer saber o porque dessas mutações e entender o porque das mudanças entre as pessoas e as esculturas já que muitas delas se relacionam como se fossem humanas e se apresentam de forma afetiva mesmo que não sejam imagens do cotidiano desses educandos.

2. Desenvolvimento

A observação das relações entre arte e leitura da realidade é presente no educando, leva-o a buscar, perguntar, discutir, pensar sobre o que é arte. Ele necessita desenvolver sua percepção e sua sensibilidade para a fruição artística, além de adquirir conhecimentos, competências e habilidades para decodificar a diversidade de imagens, sons, gestos e movimentos e conviver criticamente com os significados que produzem.

Ao se familiarizar com a apreciação de manifestações artísticas de diversas culturas, tempos e lugares, o aluno adquire conhecimentos que lhe permitem perceber, distinguir, refletir e analisar o mundo que o cerca.

Além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com