TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No século XIX ocorreram importantes mudanças nos planos políticos, econômicos tecnológicos e organizacionais, que levaram a uma revisão de paradigmas pelos pensadores liberais e marxistas. Cite as principais mudanças ocorridas e como elas se contra

Por:   •  27/4/2015  •  Dissertação  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  2.439 Visualizações

Página 1 de 2

No plano político, a mudança mais importante foi a democratização das sociedades liberais, com a adoção do sufrágio universal masculino. Contrariando aos que acreditavam que o governo da maioria e a economia de mercado fossem incompatíveis, a experiência do século XX iria mostrar que democracia e capitalismo poderiam muito bem conviver numa mesma sociedade.

No plano econômico, a virada do século traria importantes transformações tecnológicas e organizacionais, cujos impactos sobre o conjunto das sociedades seriam enormes, causando diversas mudanças que foram sentidas ao longo das décadas e levando à reestruturação e reorganização da produção. Profundas mudanças na composição da força de trabalho viriam após a segunda revolução industrial e seria acompanhada pelo desenvolvimento das sociedades por ações, que modificariam o padrão de organização e gestão empresarial, bem como a inter-relação das empresas no mercado.

Político: democratização das sociedades liberais. Mostrou que democracia e capitalismo convivem bem numa mesma sociedade, onde esta contraprova desafia ambas as correntes a explicar os mecanismos que tornariam possível a coexistência de um sistema econômico com um sistema político, baseado em princípios aparentemente contraditórios.

Econômico/ tecnológico: a virada do século trouxe importantes mudanças impactantes para a sociedade, transformações tecnológicas e organizacionais levando a reestruturação e reorganização da produção. O desenvolvimento da sociedade por ações, que modificariam o padrão da organização e gestão empresarial, onde transformariam o cenário econômico e as perspectivas para a classe operária.

Social: Surgimento de empresas de capital aberto, interpretado como transição do capitalismo para o socialismo. Aos operários foi dado direito a voto. As sociedades por ações iriam se impor as sociedades capitalistas em resposta à maior quantidade e concentração de capital.

Com a proliferação das grandes empresas, os proprietários passaram a gestão aos administradores, os quais não pertenciam nem a burguesia, nem ao operariado.

O capitalismo havia mudado de padrão, deixando de ser um sistema concorrencial, onde a disputa de mercado se dava em condições relativamente iguais, e passa ser monopolista, em que grandes aglomerados dominariam de fato, em concorrência desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com