TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Viagem Inhotim

Por:   •  5/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 12

MINUTA

PROJETO:

Museu Inhotim

Projeto: visita ao Museu Inhotim

 [pic 1]

   Professores da Escola Estadual __________________

   Supervisora: ________________________________

   Diretora:  ________________________________

   Fonte do recurso a custear o projeto: ____________________________

Projeto: visita ao Museu Inhotim

E. E. _________________________

Data do evento: ____________

Destino: Museu Inhotim________________

Localizado na cidade Brumadinho/MG

INTRODUÇÃO


        A escola é um local imprescindível para se promover a consciência e estimular a mudança de comportamento, a partir da conjugação das questões atuais com as questões sócio-culturais. As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. Desse modo, as aulas configuram espaços ideais de trabalho, desde que conjugadas com os conhecimentos adquiridos dos alunos, os quais permitem desencadear experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas, uma vez que são alimentadas pelo saber.

        Diante do exposto, com o intuito de complementar o ensino-aprendizagem nesta escola, ressalta-se que as viagens com os alunos disponibilizam a vivência dos conteúdos estudados em sala de aula com a vida prática.

 

JUSTIFICATIVA

        As viagens pedagógicas são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Muito além do que se aprende em uma aula dentro do ambiente escolar, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os professores, supervisores e demais profissionais da educação é uma excelente oportunidade para se construir um ensino consistente e efetivo.

        O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida. Portanto, justifica-se a implementação de excursões pedagógicas com a finalidade de ajudar na formação de pessoas cultas, felizes e conscientes, além de melhor prepará-las para os desafios vindouros.
        A visita científica monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado, uma vez que, os estudos realizados fora da sede, num ambiente acolhedor em cujos espaços favoreçam a reflexão, o convívio e a busca de conhecimentos tendem a trazer eficiência e eficácia na prestação de serviços oferecidos pela escola.

        Conforme já comentado anteriormente, as visitas, de maneira geral, contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional, isto é, no PPP – Projeto Político Pedagógico e não sejam consideradas apenas como um passeio fora do ambiente escolar. Para tanto, tendo em vista que o Museu de Inhotim é considerado um parque ecológico, um jardim botânico, bem como um museu de arte, inclusive há nele, instalações de arte a céu aberto, propôem-se uma série de eventos, a saber: pesquisas "in loco", estudos da fauna e da flora, apreciação e análise de obras de artes, dentre outros que proporcionarão aos alunos vivenciar realidades e situações diversificadas.

        Vale complementar que o local em que ele se situa é cercado de verde, num clima agradável foi idealizado e construído com muito cuidado nos detalhes para proporcionar bem estar e saúde sempre em contato com a natureza, preferencialmente, poderá abranger o circuito "Caminho Novo da Estrada Real", com via de acesso asfaltada, localização privilegiada, salão de convenções, se for o caso, restaurante para até 100 (cem) pessoas e que atendam às especificações deste projeto.

        Este museu tem uma variedade de opções de estudos/lazer para todas as idades. Seus passeios são enriquecedores, com paisagens agradáveis, trilhas para estudos de botânica, dentre outras.

OBJETIVOS


        Através deste projeto, tem-se como
objetivo geral _________________________________________, já os específicos, têm-se os seguintes: em caráter didático/cultural, além de proporcionar aos alunos um dia diferenciado em relação à sala de aula, existe a preocupação do estudo “in loco”, que, com certeza vai proporcioná-los momentos de maior convicção quando abordados fora do ambiente escolar.

        Evidencia-se, com isso, a questão da socialização, entre professores e alunos, a qual propiciará bons resultados no cotidiano da sala de aula. Além disso, torna-se fundamental praticar um lazer de forma organizada, através dos estudos da arte buscando informações significativas para os discentes (alunos) e, consequentemente, para suas vidas.

        No plano didático, o objetivo é voltado para as questões relacionadas à história antiga e contemporânea, bem como a conservação ambiental, tendo em vista o leque de informações que se pode obter com este projeto. Um dos roteiros, devem-se observar durante o trajeto, os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e etc.

        Para finalizar, será importante conscientizar aos alunos das normas de hábitos de higiene em locais visitados, bem como no próprio ônibus. Participarão deste projeto 50 (cinquenta) alunos da Educação Integral. A data da viagem esta prevista para o dia _______________, a partir das 07 horas, com retorno previsto para 18 horas. Os professores envolvidos serão 5 (cinco) docentes responsáveis pelo projeto "Educação Integral".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com