TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pêndulo Simples

Por:   •  22/5/2018  •  Resenha  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

Pêndulo Simples [pic 1]

Nome

Disciplina – Curso – Centro

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Ano/semestre - Alegre-ES

Resumo.  O pêndulo simples é a exemplificação do MHS- Movimento Harmônico Simples. O experimento foi efetuado para analisar o movimento periódico de um pêndulo simples e calcular a aceleração gravitacional local. Através do pêndulo simples é possível compreender o movimento de translação da Terra ao redor do Sol e da rotação ao redor de seu próprio eixo. O experimento foi composto por duas etapas, primeiro utilizando um corpo de prova cilíndrico e depois um com formato piramidal, podendo assim comparar fatores que diferenciaram em seus desempenhos.  

Palavras chave: Aceleração da gravidade local, Pêndulo simples, Movimento Harmônico Simples.

_______________________________________________________________________________________

O relatório no padrão de um Artigo

O objetivo do padrão de relatório exibido aqui é estimular a elaboração de relatórios no formato de artigo científicos internacionais, encontrados em diversas revistas e jornais de divulgação científica existentes nas diversas áreas do conhecimento, que podem ser acessados da UFES, via Portal Periódicos Capes.

Preparação do relatório

Os autores devem preparar seus relatórios seguindo este padrão apresentado, que possui uma formatação pré-definida. Isto deverá facilitar muito e certamente vai auxiliá-los no domínio desta ferramenta de edição de texto.

Estes relatórios deverão ser entregues em sala de aula, dentro do prazo estabelecido pelo professor.

Primeiramente, não se esqueça de preencher todo o cabeçalho do artigo, que vem antes do resumo.

A sugestão referente a colocação das figuras e gráficos do relatório, que podem ser colocadas em uma coluna conforme mostra a figura 1, ou sobre duas colunas conforme mostra a figura 2, é a seguinte:

  • Prepare seu gráfico ou figura em programa adequado.
  • Exemplo: Excel, Matlab, Octave, QtiPlot, Origin, Paint, Corel,....
  • No caso dos editores de imagem você pode salvar as figuras em formato JPEG ou GIF, que são compactados e reduzem o volume de memória necessária e, consequentemente, reduz o tamanho do arquivo de texto.
  • Ainda neste caso você pode inserir a figura como objeto e formatá-la para que ela se desloque junto com o texto.

O relatório deve ser impresso com tinta preta em papel branco e as figuras podem ser coloridas. A impressão deve ser frente e verso, por questões ambientais, as quais qualquer profissional deve se atentar, na página de tamanho A4 e empregando o formato aqui mostrado.

  [pic 2]

Fig. 1: Este é o exemplo de uma figura colocada em uma coluna.

 

Tabela 1: Este é um exemplo de formatação de tabela.

K

°C

°F

0

273

459

255

18

0

273

0

32

373

100

212

Lembre-se de colocar a figura e a tabela centralizadas na coluna assim como os seus textos descritivos (legendas). As legendas devem ser as mais objetivas e claras de forma que a pessoa que vê a figura ou tabela saiba do que se trata. Como percebeu, a descrição da figura fica na parte inferior ao passo que a legenda da tabela fica na parte superior.

Em geral, o texto que cita, por exemplo, a tabela 1 tem uma explicação mais detalhada, portanto não é necessário repetir tudo na legenda.

No caso de inserção de figuras, gráficos e tabelas grandes, que ficariam prejudicados se fossem exibidos em apenas uma coluna, podem ser adaptados para ocuparem duas colunas. Neste caso, você deve tomar cuidado para substituir os existentes neste exemplo cuidando sempre para não deletar as marcas referentes à quebra de seção. Se isto ocorrer toda a formatação de divisão em 2 colunas é perdida. Para usuários experientes isto não é um problema e basta reformatar as seções com uma e duas colunas, mas para usuários não tão experientes isto pode virar uma dor de cabeça.

Com o objetivo de evitar problemas e simplificar a vida de vocês, salve seu relatório aos poucos, isto é, de tempos em tempos, evitando problemas e possíveis desculpas por não entregar o relatório na data solicitada.

Este procedimento tem a vantagem de evitar uma “bobagem estratosférica” com perda total de formatação [1]. Veja que inseri o modelo “[1]” como citação de referência que será detalhada no final.

[pic 3]

Fig. 2: Esta é a mesma figura de antes só que colocada de forma a ocupar duas colunas de texto, ou a largura total da página.

Tabela 2: Está também é a mesma tabela colocada em tamanho grande.

K

°C

°F

Descrição

0

273

459

Muito, muito, muito frio

255

18

0

Congelante

273

0

32

Nesta temperatura o gelo derrete

373

100

212

Nesta temperatura a água ferve

No que se refere à correção ortográfica do texto, este arquivo está configurado para Português (Brasileiro) de modo que as palavras mal escritas deverão aparecer grifadas. Mas cuidado pois o WORD é semi-analfabeto e por alguma razão algumas palavras em inglês são aceitas. Se você sabe que a palavra que escreveu está correta, e mesmo assim aparece grifada, “clique” com o botão direito do “mouse” sobre a mesma e inclua no dicionário do Word.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (630.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com