TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO REGIÃO TURÍSTICA DAS MISSÕES

Por:   •  2/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERISADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE TURISMO

DISCIPLINA: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO TURISMO

PROFª: PAULA REJANE FERNANDES

ROTEIRO: REGIÃO TURÍSTICA DAS MISSÕES

ALINE COSTA DA SILVA

                                                                    KAILA GABRIELA DOS SANTOS SILVA

                                                         

CURRAIS NOVOS

2018

ALINE COSTA DA SILVA

KAILA GABRIELA DOS SANTOS SILVA

ROTEIRO: REGIÃO TURÍSTICA DAS MISSOES

Trabalho apresentado à disciplina de Patrimônio Histórico e Cultural Do Turismo, do curso de Turismo, elaborado com a orientação da Profª. Paula Rejane Fernandes para obtenção de nota da terceira unidade.

CURRAIS NOVOS

2018

SUMÁRIO

1        introdução        3

2        Região turística das missoes        4

3        sete Povos das Missões        4

3.1        SÃO LOURENÇO MARTIR        5

3.2        São Luiz Gonzaga        6

3.3        São Nicolau do Piratini        7

3.4        São João Batista        7

3.5        Santo Ângelo Custódio        8

3.6        São Miguel Arcanjo        9

3.7        São Francisco de Borja        10

4        O ROTEIRO        11

5        ConclusÃo        15

  1. introdução

Este roteiro tem a finalidade de conhecer alguns atrativos dos Setes Povos das Missões, localizados a Noroeste do Rio Grande do Sul e fundado no século 17 pelos jesuítas. A Região das Missões mostra As Missões Jesuíticas que representaram uma das formas de colonização na América, com a dupla função de assegurar territórios conquistados e catequizar os povos nativos. Andar por essa região é reviver a saga dos primeiros padres da Companhia de Jesus, os Jesuítas, que em 1609 atravessaram o mundo para conviver com os índios guaranis dentro dos princípios da fé cristã.

A Região das Missões são lugares que ficam entre a fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina e apresentam aos seus visitantes diversos patrimônios culturais da humanidade. Elas são classificadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Trinidad e Jesús fica localizada no Paraguai, San Ignacio Miní na Argentina e São Miguel das Missões no Brasil.

O roteiro é feito com base nos sítios arqueológicos de São Miguel das Missões, tem duração de três dias e tem como objetivo atingir um público com interesse histórico cultural, com intuito de enaltecer a preservação, aprender mais sobre a história e os motivos dos Jesuítas para a conversão da fé dos Guaranis e a disputa por território daquela região e valorização dos bens de valor histórico, arquitetônico e cultural.


  1. Região turística das missoes

A Região turística das missões esta localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul. Fazem parte da região turística das missões 26 municípios. São eles: Pirapó, Bossoroca, Caibaté, Rolador, Mato Queimado, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Guarani das Missões, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos ,Giruá, Porto Xavier, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

O roteiro tem destaque para apenas alguns dos municípios citados, mas pretende proporcionam uma experiência única na busca do conhecimento histórico e na interação com o meio e com o outro.

A Região das Missões é um lugar onde a experiência é viajar por 400 anos de história. Esta visita permite voltar ao tempo em que os Padres da Companhia de Jesus vinham determinados em converter à fé cristã aos indígenas que habitavam esta região da América. Os Povos Missionários eram formados por índios guaranis e tapes que moravam na região onde hoje é o estado do Rio Grande do Sul. Em 1626, começaram a ser divididos pelos jesuítas em reduções (povoados habitados por índios e catequistas). Entre 1636 e 1639, sofreram vários ataques dos bandeirantes, mais voltaram em 1682, fundando os históricos Sete Povos das Missões.

Para o Rio Grande do Sul esta região é rica de memorias e carrega uma fonte rica de tradições e rituais e uma historia de grande importância para o país e também para a cidade. Carregar um dos maiores patrimônios do Brasil é também o encurtar a distancia de todo o caminho que nossos ancestrais percorreram, e isso é de suma importância pois a preservação do patrimônio é o que da destaque ao que nosso povo reconhece como parte de uma historia que nos trouxe ate aqui.

  1. sete Povos das Missões

Os Sete Povos das Missões são sete aldeamentos habitados antigamente pelos indígenas e fundado pelos jesuítas na região que é hoje o estado do Rio Grande do Sul. As missões estão localizadas em seis cidades. Em São Luiz Gonzaga, fica a redução de São Lourenço Mártir e São Luiz Gonzaga, em São Nicolau, a São Nicolau do Piratini, em Entre-Ijuís a São João Batista, em Santo Ângelo a redução de Santo Ângelo Custódio, em São Miguel das Missões a de São Miguel Arcanjo e em São Borja a redução São Francisco de Borja. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com