TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Avaliação

Por:   •  3/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

RELATÓRIO FINAL - I & II SEMESTRE 2015

Todas as disciplinas do ano lectivo de 2015

[pic 2][pic 3]


Índice

Conteúdo

Introdução        2

Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no primeiro semestre:        3

        Calendarização das aulas:        3

        Parecer sobre o funcionamento das aulas        3

        Assiduidade dos alunos        3

        Estratégias utilizadas no ensino        4

        Actividades extracurriculares efectuadas        4

        Nível de preparação dos alunos        4

        Interligação dos conhecimentos ministrados na disciplina com as outras cadeiras        5

        Sugestões de melhoria        6

        Taxas de aprovação e reprovação        7

Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no segundo semestre temos:        9

        Calendarização das aulas:        9

        Parecer sobre o funcionamento das aulas        9

        Assiduidade dos alunos        9

        Estratégias utilizadas no ensino        10

        Actividades extracurriculares efectuadas        10

        Nível de preparação dos alunos        11

        Interligação dos conhecimentos ministrados na disciplina com as outras cadeiras        11

        Sugestões de melhoria        12

Introdução  

 

No âmbito das unidades curriculares lecionadas no primeiro semestre, nomeadamente, Direito e Legislação em Turismo (1.ª ano), Organização dos Eventos Turísticos II (OEAT 2.º ano), Gestão Hoteleira II (2.º ano), Tipologia dos Eventos Turísticos (3.º ano) e Empreendedorismo (4.º ano), bem como as do segundo semestre, Gastronomia, enologia e artesanato, Turismo Internacional e Gestão Hoteleira I, somos incumbidos de elaborar um relatório final do semestre no sentido de avaliarmos diferentes variáveis que condicionaram todo o semestre, desde o comportamento dos alunos em sala de aula, a atuação dos próprios professores, notas, programas de aulas entre outros aspectos inerentes ao funcionamento do semestre.  

Neste sentido, resumidamente far-se-á algumas considerações das variáveis relevantes para o funcionamento das unidades curriculares ao longo do semestre.  

De todas as unidades curriculares leccionadas é de salientar que a disciplina de Direito Legislação em Turismo foi leccionada por dois professores. A primeira parte relacionada com a Introdução ao Direito foi dada e corrigida pelo professor Sérgio Pedro. Sendo a segunda parte que fala sobre o Direito do Turismo e a Legislação foi dada por mim, Professora Nilda Ferreira.

Neste relatório, encontram-se expostos as actividades desenvolvidas ao longo do semestre referente as cinco unidades curriculares.

 

Palavras- chaves: Análise Estatística das 4 Avaliações, Plano Curricular, Dificuldades.

Relativamente as Unidades Curriculares lecionadas no primeiro semestre:  

  • Calendarização das aulas:

Os programas das unidades curriculares foram preparados de acordo com o calendário académico 2015, ou seja para 20 semanas. No entanto, não foi possível cumprir com o todo o programa proposto, exceptuando as disciplinas de empreendedorismo e Tipologia dos Eventos Turísticos em que foi possível cumprir com o programa.

Em algumas disciplinas não foi possível uma maior exploração dos temas dada a dificuldade de base que os alunos apresentavam. Devido a questões académicas relacionadas a Docente, houve necessidade de acelerar em algumas cadeiras, nomeadamente, em Direito de forma a compensar o tempo. Penso, que esta atitude no sentido de cumprir com todo o plano tenha criado alguma dificuldade no aprendizado, desenvolvimento e melhor acompanhamento aos alunos.

  • Parecer sobre o funcionamento das aulas  

As aulas foram dadas de forma teórica e prática. Nas disciplinas de empreendedorismo e Gestão Hoteleira as aulas foram 50% teóricas e outros 50% práticas, no que toca a Legislação foram através da análise de documentos e artigos relacionados com leis e regimes aplicados ao direito do turismo. Em Tipologias e Organização dos Eventos foram maioritariamente teóricas com alguns exemplos de casos práticos.  

  • Assiduidade dos alunos  

No que toca a assiduidade este ano penso que houve uma grande diferença com os anos anteriores pelo menos nas minhas cadeiras. Talvez, seja porque uma parte dos alunos tem cadeiras em atrasos e deve tentar conciliar-se nos diferentes horários, ou talvez seja porque, outros há que começaram a trabalhar. A verdade é que numa turma de 40 alunos apenas metade (20) assistiam as aulas e desta metade poucos chegavam a horas do início das aulas. Neste sentido, posso auferir que em média pontualidade e assiduidade dos alunos se situou no geral em 15%. De salientar que eu não faço lista de presença, pois cada aluno deve ser responsável pela sua formação académica e isto é-lhes comunicado desde o início.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com