TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Triangulo Tukano

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

TRIANGULO TUCANO

Os índios que vivem às margens do Rio Uaupés e seus afluentes – Tiquié, Papuri, Querari e outros menores – integram atualmente 17 etnias, muitas das quais vivem também na Colômbia, na mesma bacia fluvial e na bacia do Rio Papurí (tributário do Japurá), cujo principal afluente é o Rio Pira-Paraná. Esses grupos indígenas falam línguas da família Tucano Oriental (apenas os Tariana têm origem Aruak) e participam de uma ampla rede de trocas, que incluem casamentos, rituais e comércio, compondo um conjunto sociocultural definido, comumente chamado de “sistema social do Uaupés/Pira-Paraná”. Este, por sua vez, faz parte de uma área cultural mais ampla, abarcando populações de língua Aruak e Maku. As etnias que estão na região do Rio Uaupés são, além dos Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Karapanã, Kubeo, Makuna, Mirity-tapuya, Pira-tapuya, Siriano, Tariana, Tucano, Tuyuca, Kotiria, Tatuyo, Taiwano, Yuruti (as três últimas habitam só na Colômbia). Estão no noroeste da Amazônia, às margens do Rio Uaupés e seus afluentes.

A família linguística Tucano Oriental engloba pelo menos 16 línguas, dentre as quais o Tucano propriamente dito é a que possui maior número de falantes. Ela é usada não só pelos Tucano, mas também pelos outros grupos do Uaupés brasileiro e em seus afluentes Tiquié e Papuri. Desse modo, o Tucano passou a ser empregado como língua franca, permitindo a comunicação entre povos com línguas paternas bem diferenciadas e, em muitos casos, não compreensíveis entre si. Em alguns contextos, o Tucano passou a ser mais usado do que as próprias línguas locais. A língua tucano também é dominada pelos Maku, já que precisam dela em suas relações com os índios Tucano. Já as línguas classificadas como tucano ocidentais são faladas por povos que habitam a região fronteiriça entre Colômbia e Equador, como os Siona e os Secoya. Considerando o significativo número de pessoas da bacia do Uaupés que estão residindo no Rio Negro e nas cidades de São Gabriel e Santa Isabel, estima-se que cerca de 20 mil pessoas falem o Tucano. As outras línguas desta família são faladas por populações menores, predominando em regiões mais limitadas. É o caso dos Kotiria e Kubeo no Alto Uaupés, acima de Iauareté; do Pira-tapuya no Médio Papurí; do Tuyuka e Bará no Alto Tiquié; e do Desana em comunidades localizadas no Tiquié, Papuri e afluentes.

Diante dessa grande diversidade cultural e como meio de socializar e unir os povos indígenas falantes da língua tucano, foi criado o “Triangulo Tucano” evento este que acontece uma vez a cada dois anos, sempre nos primeiros dias do sem de julho com a duração de sete dias, onde se revezam os três Distritos das três Calhas dos Três rios; Rio Tiquié, Rio Papurí Alto Uaupés e Baixo Uaupés. Nos Distritos de Iauaretê, Taracuá e Parí- Cachoeira, distritos sede do evento são realizados os encontros para as disputas de esportes em diversas modalidades, competições culturais e escolha do índio e da índia guerreira. A comunidade responsável pela realização do evento costumam convidar os colombianos  e indígenas vizinhos dos distritos de Terezita, Piracuara, Mofort e Acaricuara; para as disputas nas modalidades de futebol de campo, futebol de salão, voleibol, basquetebol. E nesse ano de 2015 foi incluído a competição de arco e flecha e zarabatana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com