TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRATAMENTO DE EFLUENTES EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL DE BENEFICIAMENTO DE TECIDOS JEANS

Por:   •  3/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS DE CAMPO MOURÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (DEP)

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL (EPA)

ANA PAULA KOZECHEN

GIOVANA DEFENDI DE OLIVEIRA

THAIS DA SILVA

VANDER LUIZ DA SILVA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRATAMENTO DE ELFUENTES EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL DE BENEFICIAMENTO DE TECIDOS JEANS

CAMPO MOURÃO, 2014.[pic 1][pic 2]

ANA PAULA KOZECHEN

GIOVANA DEFENDI DE OLIVEIRA

THAIS DA SILVA

VANDER LUIZ DA SILVA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA: TRATAMENTO DE ELFUENTES EM UMA LAVANDERIA INDUSTRIAL DE BENEFICIAMENTO DE TECIDOS JEANS

Trabalho elaborado como forma de avaliação, referente à disciplina de Tratamento de Efluentes Agroindustrais, ministrada pelo professor Me. Márcio Carvalho dos Santos, do 3° ano de Engenharia de Produção Agroindustrial, do Departamento de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual do Paraná – Campus Campo Mourão.

CAMPO MOURÃO, 2014.[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4]

 

1. Introdução......................................................................................................................4

2. Objetivo.........................................................................................................................5

3. Processo produtivo e efluente gerado............................................................................6

4. Metodologia...................................................................................................................9

5. Tratamento de efluente na lavanderia..........................................................................10

5.1 Processo preliminar...............................................................................................10

5.2 Processo físico-químico........................................................................................11

5.3 Processo biológico................................................................................................12

6. Considerações Finais...................................................................................................14

7. Referências..................................................................................................................15

        

1. Introdução[pic 5]

O tratamento de efluentes é considerado uma prática muito complexa, uma vez que cada indústria possui suas particularidades. Neste caso, existem fatores que dificultam a padronização de processos de tratamento, sendo eles as diferentes matérias-primas, os diversos processos produtivos, as condições climáticas, a disponibilidade de recursos hidricos, entre outros (PARENTE; SILVA, 2002).

Em lavanderias industriais, o beneficiamento de tecidos Jeans proporciona melhor acabamento ao produto. O jeans é consumido em nível global e possui forte característica, já que é usado por pessoas de todas as classes sociais (LOPES, 2011).

O beneficiamento de fios e tecidos se caracteriza pelo consumo intensivo de água, resultando ao longo do processo em efluente líquido, considerado altamente poluidor e, com alta variedade de corantes e outros compostos (PERES; CAMPOS, 2007).

O consumo excessivo de água, em lavanderias, justifica-se pelo fato da necessidade de eliminação da sujeira dos tecidos. Além disso, as lavanderias são responsáveis pela geração de elevada quantidade de efluente líquido, com pH alterado e a presença produtos químicos (BARCELOS; FERREIRA, 2009).

O processo produtivo das lavanderias consiste nas operações de lavagem, secagem, entre outras. Para Herek et al. (2009) tais operações implicam em efluente, que por sua vez é altamente colorido e apresenta inúmeros compostos, prevenientes do uso de sabão, detergentes, óleos e, sujidades e corantes. Sendo assim, se faz necessário à remoção desses compostos e, somente então, o efluente poderá ser despejado em um corpo receptor.

2. Objetivo

Esta pesquisa tem como objetivo detalhar o processo de tratamento de efluente, em uma lavanderia industrial de beneficiamento de tecidos jeans, localizada na região noroeste do estado do Paraná.

3. Processo produtivo e efluente gerado

O processo produtivo da lavanderia inicia-se com a recepção do produto, oriundo de fábricas de roupas da região, visando o beneficiamento de tecido jeans e remoção da goma. Em seguida, as peças são enviadas às lavadoras, sendo nesta etapa gerado efluentes líquido e componentes químicos. Posteriormente, realizam-se a centrifugação, secagem e, por fim, o armazenamento das peças de roupas. O Fluxograma 1 facilita a visualização deste processo.

[pic 6]

Fluxograma 1: Etapas do processo produtivo da lavanderia e resíduos gerados.

Entre as etapas, a de lavagem implica na geração de efluentes líquido, acompanhados de detergentes e demais produtos químicos, incluindo impurezas do tecido das peças de roupas.

O efluente refere-se aos despejos líquidos provenientes de atividades e/ou processos industriais (BRASIL, 2011).

De maneira geral, os processos industriais são geradores de efluentes, sendo grande parte deles tóxicos, podendo comprometer à saúde dos seres vivos, bem como a natureza, caso despejados no ambiente sem o devido tratamento (ROBAINA, 2000).

Os efluentes ao serem despejados com seus respectivos poluentes característicos, ou seja, sem o tratamento adequado, implicam na qualidade de corpos aquáticos (rios e lagos) e, consequentemente, favorecem a degradação dos mesmos (GIORDANO, 2004).

O tratamento de efluentes consiste na liberação de despejos industriais dentro de parâmetros que não influam no desenvolvimento natural, tanto da fauna como flora de rios, lagoas, entre outros, permitindo que cargas poluidoras (cor, sólidos suspensos, temperatura, pH, produtos químicos orgânicos e inorgânicos, poluição biológica e fisiológica) sejam tratadas (MENEZES, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (543.9 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com