TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sabores da Croacia

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Os Sabores da Croácia.

A Croácia pode ser dividida em quatro regiões culinárias principais: a cozinha da Ístria orgulha-se de se legado italiano apresentando massas elegantes, nhoque e pratos com trufas; a cozinha da Dalmacija é baseada em frutos-do-mar e tem ecos venezianos; as terras férteis da Slavonija tem influência húngara, com pimentões e especiarias; já a região central da Croácia mantém predileções austríacas – schnitzel, sobremesas e bolos.

Ístria  Com uma cozinha de nítida influência italiana, a Ístria leva comida mais a sério que qualquer outro lugar fora de Zagreb. Aqui a trufa, tartufi, é venerada. Embora mais frescas no outono, trufas secas são usadas o ano todo em risotos e massas como mare monti (uma combinação de cogumelos e mariscos). Muitas cozinhas de restaurantes preparam pratos em uma peka – uma panela com tampa enterrada em cinzas quentes – que mantém o sabor e os sumos. Outras delícias são o macio presunto defumado (pršut) e as melhores ostras e mexilhões da Croácia.

Dalmácia  O Mar Adriático (Jadransko More – em croata) fornece grande parte dos peixes da Croácia. Goraz, salmonete, linguado e dourado são comuns assim como mexilhões, mariscos, ostras, polvo, lula, camarão e até caranguejo e lagosta. Os canais criados por centenas de ilhas (existem mais de mil ilhas na costa croata) cultivam mariscos de excelente qualidade. Seu preparo envolve azeite de oliva, alho e ervas, cozidos rapidamente

Café turco é um tipo de café tradicional da Turquia e de diversos territórios que outrora integraram o Império Otomano, tais como a Grécia, o Oriente Médio, parte do Norte da África e os Balcãs.

É preparado a partir de café moído com consistência de farinha. A bebida resultante fica muito concentrada, servindo-se tradicionalmente em chávenas pequenas, sem pega, com ou sem açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com