TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado com o tema Empreendedor

Por:   •  9/11/2016  •  Monografia  •  7.642 Palavras (31 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 31

1 Introdução

Este trabalho do Projeto Integrado com o tema Empreendedor, tem como objetivo primário modelar um negócio e analisar a atratividade e viabilidade de sua implantação com sucesso.

O novo negócio a ser modelado pelos autores é uma agência de viagens focado em roteiros de Turismo de Experiência. Este projeto busca, portanto, analisar a melhor estratégia de modelagem para o negócio, por meio de uma completa análise do setor, do potencial de atratividade do mercado, examinando a sua viabilidade.

Esse tema foi escolhido pelo fato de se perceber uma oportunidade de empreender no mercado de Turismo devido ao bom potencial no Brasil, uma vez que o faturamento do setor está em crescimento (Euromonitor, 2014). Sabe-se que Brasil é um país com uma grande diversidade de paisagens e culturas, proporcionando uma imensa quantidade de destinos turísticos – muitos deles ainda pouco explorados adequadamente.

Levando em conta essa característica única do país, a agência focará no oferecimento de roteiros de turismo de experiência. Essa escolha ocorreu por notar-se informalmente, que a experiência está sendo uma das características mais importantes e mais valorizadas pelos turistas e por alguns agentes envolvidos com o turismo.

Assim, um dos objetivos do trabalho é apurar corretamente essa hipótese e levantar o máximo de informações para embasar corretamente a modelagem desse negócio, com o intuito de minimizar o risco e maximizar o retorno em sua implementação.

Dessa forma, para criar uma sequência lógica para o projeto, o grupo introduz o conceito de turismo. Em seguida, apresenta o conceito de Turismo de Experiência, que norteará a forma pela qual a agência irá trabalhar e agregar valor aos seus serviços. Assim, com os conceitos de Turismo e Turismo de Experiência claros, passa-se apresentar o negócio e como pretende implementá-lo dentro da atual conjuntura.

1.1 Turismo

O turismo é definido como "o movimento temporário de pessoas para destinos fora dos seus locais habituais de trabalho e residência, as atividades desenvolvidas durante a permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades" (MATHIESON E WALL, 2003). Assim, todas as operações realizadas durante uma viagem podem ser consideradas como uma atividade de turismo. Dessa maneira, podem ser classificadas como “atividades turísticas” desde a comercialização de passagens aéreas até a entrada em um museu, passando por hospedagem e alimentação.

O turismo tornou-se uma atividade comercial durante a Idade Moderna, depois do crescimento industrial e começou a ter um papel fundamental na sociedade, afetando o dia a dia das pessoas, pois por meio dele houve uma divisão do tempo: o tempo biológico, o tempo de trabalho e o tempo livre, ocasionando um novo estilo de vida para as pessoas daquela época, passando-se a estimular as pessoas a gastarem seu tempo livre em viagens.

Não só a indústria, mas com o aumento da riqueza, educação e aumento das classes de comerciantes estimularam o interesse em outras culturas e as pessoas entenderam que viajar é uma forma de educação. Porém, só após o final da segunda guerra mundial foi que o Turismo como negócio se desenvolveu, relacionado à elevação do poder de compra das pessoas e das alternativas de transporte e comunicação (RABAHY, 1990).

Dentro desse novo conceito de Turismo existem, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), 3 tipos, que resultam em empresas e turistas completamente diferentes. São elas:

- Turismo receptivo - quando não-residentes são recebidos por empresas e equipes do local de destino, do ponto de vista desse destino;

- Turismo emissivo - quando residentes viajam para outra região, é emissivo do ponto de vista do local de origem;

- Turismo doméstico - quando residentes de dado estado, província ou país viajam dentro dos limites do mesmo.

Com essa segmentação podem-se definir diferentes estratégias e métodos de atuação para o negócio. Isto decorre do fato de que a relação entre o turista, consumidor e empresa mudam completamente em decorrência dessa divisão.

Assim, é fundamental saber quando se a empresa atuando do setor está lidando com clientes locais ou não. Contudo, apesar da alta importância dessa segmentação, existem outros tipos de divisão que podem também auxiliar a segmentar o mercado turístico e que podem orientar a atuação em um nicho específico.

Outra forma de segmentar as atividades relacionadas ao turismo é por meio das características da viagem realizada. Essa segmentação é extremamente relevante para este projeto, pois permite identificar qual o nicho de mercado que se pretende atender e como os players atuam nele, e assim podão ajudar no melhor direcionamento as pesquisas e buscas de informações.

Essa divisão foi elaborada pelo grupo de acordo com compilações de informações obtidas em uma busca preliminar sobre cenário competitivo do turismo que permitiu fazer esse mapeamento. A primeira divisão é entre o Turismo Pessoal (de Lazer) e o Corporativo.

Enquanto alguns viajam com o intuito de se divertir e aproveitar seu tempo livre, outros o fazem em viagens à negócio, como parte de sua obrigação profissional. Dentro dessa segmentação pode-se abrir o Turismo de Lazer conforme a Figura 1:

[pic 1]

Essa segmentação foi feita a partir de um agrupamento das características dos tipos de viagem praticadas e oferecidas atualmente. Como existem inúmeras viagens diferentes, cada uma com sua particularidade, é possível fazer milhares de segmentações utilizando essa regra. Os autores deste projeto preferiram apontar apenas as segmentações mais usuais e que estão mais relacionadas ao objetivo do trabalho.

Dentro das segmentações propostas verificou-se um aparente crescimento no segmento cultural e uma tendência positiva no nicho de Experiência. Essa aparente variação positiva foi verificada por meio de observações e conversas que foram feitas pelos integrantes do grupo ao longo dos meses que antecederam o início das atividades. Além disso, não se encontrou com facilidade uma empresa capaz de oferecer roteiros de experiência com um nível de abrangência avançado, que mostrasse uma grande diferenciação perante os demais roteiros.

Como um todo, o mercado de Turismo está crescendo no Brasil (Ministério do Turismo, Panorama do Turismo no Brasil, 2014). As evoluções tecnológicas dos últimos anos permitiram que novos players entrassem fortemente no mercado, mesmo com menos recursos e experiência. Some-se a isso o crescimento da renda do brasileiro na última década que permitiu que toda uma nova camada da população tivesse condições de bancar uma viagem, algo que até anos atrás era sinônimo de riqueza.

1.2 Turismo de Experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com