TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas

Por:   •  13/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas Pedagógicas

O processo de aprendizagem exige a entrega tanto do educador quanto do educando, para que haja interesse de ambas as partes. Sabe-se que é muito importante que a didática utilizada envolva elementos que fazem parte do dia-dia do estudante, elementos que eles tenham conhecimento que se identifiquem, esse seria bom ponto de partida para saber quem são essas crianças, onde vivem, quais seus costumes, cultura...

Tendo esses norte, passasse então a trazer para o contexto escolar esses elementos e então começar a utilizá-los, mostrando para eles que os recursos que eles dispõem, possuem diversas qualidades são ricos, são belos, enaltecendo suas peculiaridades. Na região norte, as florestas são abundantes, assim como as comunidades em seu entorno, é necessário mostrar essas riquezas contidas no quintal de suas casas, a influência que a cultura amazonense tem no mundo, a beleza das pinturas, as danças e rituais, utensílios produzidos com matéria prima da floresta.

Muitas escolas não possuem tecnologia avançada, ou se quer biblioteca, mas os alunos podem conhecer a fanal e a flora local em uma aula de campo, ou mesmo relatar o que vê em seu dia fora da escola, compartilhando informações e recebendo também.

Essa didática se faz importante pois leva a diante o que eles têm de conhecimento e cultura, faz com eles conheçam e passem a admirar sua própria história, seus costumes e tradições, que passem ater ciência dos recursos que tem e como podem utiliza-los, trazendo qualidade ao ensino e avida.

As comunidades ribeirinhas, tem dinâmicas muito diferente de uma comunidade de centro urbano, por isso seu modo de vida, sua locomoção, sua linguagem e diferenciada, o educador tem que diferencia um lugar do outro ou mesmo uma turma de outra, tem que aproveitar os recursos que tem disponíveis, e a partir de aí então levar conhecimento, tanto os que vem do sentido formal quanto do informal.

   

                UNIVERSIDADE PAULISTA        

CURSO DE PEDAGOGIA

RITA DE CÁSSIA ALMEIDA ANUNCIAÇÃO - D119FA9

Orientação e prática de gestão do educando em ambiente escolares e não escolares

[pic 1]

Manaus/ Am

2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com