TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA

Por:   •  18/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES SANTO AGOSTINHO – FASA

PSICOLOGIA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

 

MODELAGEM DE COMPORTAMENTO

BRUNA EMANUELLE BOTELHO DE OLIVEIRA

LEONARDO ALVES DE OLIVEIRA

ROSBERG SANTOS TRINDADE.

PROFESSORA AURORA MARIA DE MORAIS

Montes Claros-MG

Junho/2018

BRUNA EMANUELLE BOTELHO DE OLIVEIRA

LEONARDO ALVES DE OLIVEIRA

ROSBERG SANTOS TRINDADE

PROFESSORA AURORA MARIA DE MORAIS

TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL NA DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA AURORA MARIA DE MORAIS DO 2º PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DAS FACULDADES SANTO AGOSTINHO MONTES CLAROS-MG

Montes Claros-MG

Junho/2018

INTRODUÇÃO

Este relatório trata-se de um estudo para analisar a influência do esquema de reforçamento diferenciado no comportamento verbal.  Os resultados contribuirão para a comprovação empírica da possiblidade da modelagem verbal em acadêmicos.

OBJETIVO GERAL

Comprovar que a modelagem de comportamento é possível.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar o comportamento do sujeito.
  • Planejar o comportamento a ser modelado.
  • Modificar o comportamento do sujeito em relação a uma variável inexistente.
  • Observar as reações dos sujeitos quando a aspecto de favorabilidade.

METODOLOGIA

  • Material e formulários que foram utilizados.

  • Preparo do local e espaço.
  • Etapas de realização do experimento.

REFERENCIAL TEÓRICO

A Análise do Comportamento tem como objetivo observar o objeto como estudo de interações organismo ambiente, este objeto pode ser humano ou animal. A Análise Experimental do Comportamento busca relações funcionais entre variáveis, controlando condições experimentais, manipulando variáveis independentes, e observando as mudanças causadas no comportamento. (TODOROV, 2004). A Análise do Comportamento utiliza de relações funcionais e contingências como instrumentos para estudo das interações organismo com o ambiente. Assim busca relações funcionais entre as variáveis, controlando condições experimentais, manipulando variáveis independentes não descartando mudanças no ambiente e observando sobre o efeito em variáveis dependentes que também podem provocar mudanças no comportamento. (TODOROV, 2004)

Segundo Lopes (2008) o comportamento é, portanto, relação organismo-ambiente, que pode ser entendida do ponto de vista de sua dinâmica como uma coordenação sensório-motora, e do ponto de vista da Análise do Comportamento como uma relação de interdependência entre eventos ambientais, eventos comportamentais, estados comportamentais e processos comportamentais.

Existem algumas explicações possíveis sobre as origens do comportamento. No inicio dos estudos, passou-se a adotar uma concepção mecanicista que está associada na relação entre organismo e ambiente, o Behaviorismo Radical, acredita que não há prioridade dos elementos, o comportamento tem origem no interior da relação, mas não no ambiente, nem no organismo. (LOPES,2008). No entanto essa explicação ainda não é satisfatória para a compreensão do comportamento e muito menos para a previsão e controle.

Segundo Skinner (1953) o comportamento é a atividade contínua e coerente de um organismo integral. Embora, para propósitos teóricos e práticos, ele possa ser analisado em partes, devemos reconhecer sua natureza contínua de modo a resolver certos problemas comuns. Existe também segundo a qual o comportamento seria explicado  baseado em  variáveis filogenéticas, ontogenéticas e culturais, que são combinadas numa configuração única. Essa configuração atesta ao organismo singularidade acerca do seu complexo repertório de comportamento que para investigar a Análise do Comportamento necessita entender qual o comportamento a ser analisado.

 O Behaviorismo Radical acredita que os comportamentos são a relação entre organismo e ambiente, não existindo como prioridade para existência e nem do ambiente e nem do organismo. Existe uma simultaneidade, sendo assim, não tem sentido querer saber pelo que existia antes dessa relação, esta pergunta parece começar partindo de aceitação de uma posição neutra de quem está observando em relação ao que é observado. (LOPES,2008).

Comportamento operante é aquele que produz mudanças no ambiente e é afetado por elas. O tempo todo estamos nos comportando, alguns desses comportamentos, produzem algum tipo especial de consequência que é um reforço, para o comportamento quando ele aumenta da probabilidade de repetir esse comportamento e nesse caso chamamos de estímulo reforçador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com