TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Problemas do Turismo Brasileiro

Por:   •  3/5/2022  •  Dissertação  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Ao decorrer do período das Grandes Navegações , várias cartas foram enviadas a Portugal exaltando a beleza das regiões costeiras do Brasil.

Já no país hoje, em função dessas riquezas estéticas, o turismo é usado em formas de promover o mercado interno brasileiro, garantindo seu desenvolvimento.

No entanto, certos danos ligados a essa ação antrópica dificultam o estabelecimento de um modelo de turismo sustentável.

Isso se deve à falta de educação ambiental e também ao descarte inadequado do lixo.

Deve-se ressaltar, antes de tudo, que a falta de ensinos sobre sustentabilidade durante a formação do indivíduo leva à indiferença às questões ambientais.

Com base na tese do filósofo Émile Durkheim, conclui-se que, os pais e a escola são os principais agentes de socialização de uma sociedade.

No entanto, embora a responsabilidade educacional com o meio ambiente seja dirigida a esses agentes, a sustentabilidade é um conceito muito recente na ideologia brasileira.

Portanto, os agentes responsáveis ​​são indubitavelmente leigos na matéria, o que permite a manutenção de características sem consequências entre eles em detrimento da conservação do património material nestes ambientes.

Além disso, o Brasil é um dos países com maior consumo do mundo, consequentemente o descarte de produtos e embalagens é ampliado.

Segundo dados da Global Footprint Network, se o todos consumissem de acordo com o padrão do Brasil, 1,6 planetas Terra seriam precisos para atender a demanda global.

Assim, nas zonas turísticas, o lazer é entendido como consumo excessivo e, e a partir desse fato um grande número dos visitantes antropogênicos persistem em jogar fora irregularmente suas aquisições.

Nesse sentido, as regiões que atraem com seu exotismo são de fato manchadas por seus próprios conhecedores.

Sendo assim, uma vez destacada que a situação de certos turistas corrobora o patrimônio e a degradação ambiental, são necessárias medidas para o investimento no turismo sustentável.

O Executivo deve, através de fundos direcionados ao meio ambiente, propor meios de garantir orientações aos visitantes sobre a preservação dessas mesmas áreas.

Isso pode ser feito por meio de folhetos explicando a importância de hábitos sustentáveis durante as visitas além da aplicação de multas rigorosas aos poluidores.

Com isso, o objetivo de educar os turistas e garantir a conscientização sobre o lixo será alcançado e, como no período colonial, a exorbitante beleza brasileira será conservada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com