TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Impactos Ambientais No Turismo Ecológico Brasileiro

Trabalho Universitário: A Importância Dos Impactos Ambientais No Turismo Ecológico Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância dos Impactos Ambientais no Turismo Ecológico Brasileiro

RESUMO

A avaliação dos impactos ambientais do turismo ecológico apresenta-se como base para a determinação de medidas preventivas e corretivas, que visam conservar a atratividade e a originalidade das áreas com recursos naturais consideráveis. Neste estudo, avaliam-se os impactos da atividade no Brasil e sugere-se um planejamento intersetonal, que promova o desenvolvimento sustentável do turismo ecológico, baseado na determinação da capacidade de carga (carrying capacity) dos recursos naturais. Esse planejamento visa a preservação dos ecossistemas, para o atendimento das expectativas dos novos segmentos do mercado turístico, que buscam turismo de aventura e o encontro com a natureza.

INTRODUÇÃO

O Brasil se sobressai, mundialmente, pelas suas dimensões continentais e por conter as maiores áreas contínuas de florestas intocadas, nas quais habita o maior número de espécies de fauna e flora do planeta e, apesar dos graves casos de devastação das florestas, todavia é considerado o alicerce para o equilíbrio ecológico e climático da Terra.

Atualmente, os problemas e dificuldades sócio-econômicos acabam por conduzir a nação à carência de recursos para os estudos de planejamento ambiental, e à falta de fiscalização e controle da destruição das florestas. Geralmente, essa situação ocorre com objetivos econômicos, para o desenvolvimento das atividades ligadas à agricultura e à pecuaria.

Contudo, pouca ou nenhuma atividade econômica apresenta condições intrínsecas tão propicias, para a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente, quanto o turismo. E o turismo ecológico compõe o elo dessa tendência, que favorece a prática da educação ambiental e o retomo harmônico ao convívio com a natureza, a qual o homem moderno tanto necessita.

Ainda que possua uma legislação atualizada, a implantação de equipamentos e de programas direcionados para o turismo ecológico são desenvolvidos no Brasil sem o necessário controle e fiscalização e, por isso, alguns deles originam uma série de impactos ao meio ambiente, expondo a sobrevivência dos ecossistemas e, conseqüentemente, a atratividade dos locais visitados.

Considerando como impacto ambiental todas as modificações que acontecem nas propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente natural, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, o que se pretende neste estudo, é salientar qual seria a importância dos impactos ambientais do turismo ecológico no Brasil e propor alternativas, que propiciem um relacionamento equilibrado entre o turismo e os recursos naturais beneficiados.

A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, enriquecendo o trabalho com algumas opiniões importantes de autores não só do Brasil como também de outros países, e citações da ECO-92.

PATRIMÔNIO NATURAL E O TURISMO ECOLOGICO NO BRASIL

A degradação do ambiente e a poluição fizeram crescer uma onda de preocupações e conscientização ecológica, que de um lado tem contribuído para a disseminação de ações visando a harmonização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com