TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de competitividade do turismo brasileiro

Artigo: Programa de competitividade do turismo brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Artigo  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro

Propõe a avaliação da oferta turística nos diversos meios, em nível nacional e internacional. O programa tem como função, estudar a perspectiva da internacionalização da oferta turística brasileira, propondo ações voltadas para a exportação e o aumento da presença comercial dos serviços turísticos brasileiros no exterior.

• Mercado

Atualmente, as agências de turismo estão vendendo tanto quanto os produtos e serviços essenciais, como serviços de saúde, pois há uma necessidade em viajar encontrada nas famílias de todas as classes que esperam uma oportunidade de descanso, de lazer, de visita à familiares e por outros motivos.

• Clientes

Os clientes de turismo estão cada vez mais exigentes e procuram as agências de viagens por diversos motivos. Por isso, é necessário acompanhar as tendências de mercado e o perfil do público-alvo. Saber como conquistar os clientes é uma das características do empreendedor.

• Análise de Mercado

Ter um plano de negócio que prevê uma boa analise de mercado, estimativas de lucros, custos, capital de giro, dentre outros fatores, é de suma importância. Essa pesquisa de mercado é importante para estabelecer quais os pacotes de viagens, serviços, produtos, promoções e lançamentos que serão interessantes para o sucesso em vendas e para a fidelização do cliente.

• Localização de uma agência de turismo

Antes de montar uma agência de turismo, é necessário estudar bem a localização e a melhor escolha dependerá de um estudo sobre as regiões eleitas. O estudo deve conter renda per capita da região, concorrentes, características do público-alvo e, claro, deverá ser escolhida a localização que proporcionará um maior volume de clientes. Na escolha da localização deve-se pensar também na estrutura a ser montada e, para isso, a decisão da escolha do imóvel será muito importante. Uma localização ideal para as agências de turismo são em complexos comerciais nos centros das cidades, em bairros de classe média, em shoppings e em aeroportos. Você pode também optar por criar uma agência de viagem online, estilo a CVC Agência de Turismo, podendo ter ótimos rendimentos e um custo mais atraente.

• Tendências do mercado

Os empresários do ramo de turismo devem ter em mente que o número de viajantes é maior do que os de aviões e estadias disponíveis e alocar seus serviços contando com essa realidade. As agências de viagens devem manter a qualidade dos serviços, agregando valor com serviços diferenciados. Um dos maiores fenômenos no turismo nacional e internacional são a demanda de clientes da terceira idade.

• Processo produtivo em uma agência de turismo

O dia a dia nas agências de turismo requer paciência, atitude, bom atendimento e sensibilidade para aproveitar as oportunidades de fazer negócios, fechar contratos interessantes e aumentar o número de clientes. As agências devem contar com um serviço de atendimento ao cliente com profissionais treinados que atendam com cortesia e que saibam todas as informações sobre os pacotes turísticos, política da empresa, promoções concedidas e outras informações.Tenha também excelentes vendedores com poder de negociação e que sejam capazes de realizar bons contratos de convênio e outros, fidelizar a carteira e prospectar novos clientes.

Os 10 países mais visitados do mundo

A Organização Mundial do Turismo, da sigla em inglês UNWTO, divulgou a lista dos países mais visitados do mundo de acordo com os números de turistas em 2010. Confira o Top 10:

1. França: 76,8 milhões de turistas em 2010

2. Estados Unidos: 59,7 milhões

3. China: 55,7 milhões

4. Espanha: 52,7 milhões

5. Itália: 43,6 milhões

6. Reino Unido: 28,1 milhões

7. Turquia: 27 milhões

8. Alemanha: 26,9 milhões

9. Malásia: 24,6 milhões

10. México: 22,4 milhões

Brasil: 5,1 milhões

• Bibliografia:

http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/05/22/gasto-de-brasileiros-no-exterior-aumenta-mais-de-10-vezes-desde-2003/

https://www.google.com.br/search?q=grafico+de+lugares+mais+visitados+pelo+turismo+2014&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=baz3U7WRN9ShyAS86YHIDg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=643#q=lugares+mais+visitados+no+brasil+e+para+fora+grafico&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=0C6BLBlpBIFN6M%253A%3B90mOagoKXN0u9M%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-3qw7O8s2ubI%252FUdILhvamAhI%252FAAAAAAAAA7k%252F4WDnlx5NMoE%252Fs411%252F2.bmp%3Bhttp%253A%252F%252Fmelissamatematica.blogspot.com%252F2013_07_01_archive.html%3B411%3B269

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com