TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Turismo no Município de Itacaré

Por:   •  14/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – DCEC

DISCIPLINA: Economia do turismo - CECO17

DISCENTE: Raquel Oliveira da Silva (201820254)

OBJETIVO

Analisar a infraestrutura turística da cidade de Itacaré (BA) a partir dos dados coletados durante a viagem do dia 02/08/19.

RELATÓRIO DAS PERCEPÇÕES DA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA EM ITACARÉ (BA)

A cidade de Itacaré atualmente é um lugar escolhido por muitos turistas, ao analisarmos sua infraestrutura é importante ressaltar alguns aspectos tanto positivos quanto negativos. 

A cidade de início aparenta boa conservação com suas ruas limpas e bem cuidadas, ao falarmos do centro histórico. Também, a ver pelos monumentos históricos - como a igreja - que estava em ótimo estado. No entanto, as ruas que vão em direção às praias não eram asfaltadas e estavam com muita lama, isso dificulta e inibe o acesso a tais.

Outro ponto são as praias, apesar das mais afastadas serem mais limpas elas possuem pouca comercialização, logo algumas praias tendem a tornar o turismo mais escasso. Acredita-se que isso se deve ao fato de que o dia da viagem ocorreu em período de baixa estação e por isso a baixa no comércio. No entanto, apesar disso, as praias não são demasiadas longe, de modo que é possível ter acesso a elas a pé em pouco tempo de caminhada.

Em contrapartida, as praias nas regiões mais urbanas, como a que congrega o porto, tem algumas partes sujas e pouco conservadas, como uma parte de esgoto a céu aberto, que além de poluir o mar acaba por inibir os visitantes.

Um ponto muito forte são os restaurantes e pousadas que tomam uma boa parte do centro de Itacaré. Há uma grande diversidade de restaurantes de diferentes níveis de preços, assim como os hotéis e pousadas. 

Mas ainda no quesito infraestrutura, o município tem uma grande desvantagem na circulação de veículos, pois as ruas são muito apertadas e veículos grandes, como o ônibus, pouco se locomovem dentro da cidade. Esse é um ponto negativo para residentes e turistas, uma vez que a maior parte da circulação é feita a pé. Um bom exemplo é a rodoviária que comporta um pequeno número de ônibus. É importante que haja maior investimento nessa área, uma vez que é perceptível que o turismo em Itacaré possui grande potencial para a recepção de muitas pessoas em certas épocas do ano.

Por fim, podemos concluir que a viagem apesar de muito apreciativa foi de grande aprendizado, seja pela forma de novas ideias ou pelo crescimento pessoal. É interessante ressaltar que, apesar dos fatores negativos a serem melhorados, não é possível darmos uma visão mais holística da situação devido o pouco tempo na cidade e do desconhecimento de todo o município.

Todavia, para fins de crescimento econômico é importante que a iniciativa privada junto à iniciativa pública procure novas formas de comercialização além das já citadas e do exacerbado número de lojas de artigos praianos, pois isso incentiva a empregabilidade e a independência do setor turístico, principalmente em épocas de sazonalidade, de modo que continuem tendo boa produtividade e arrecadação. Por fim, áreas economicamente viáveis como a promoção de shows, festivais, teatros, etc. são consideradas boas saídas para a atração de mais turistas e geração de empregos para os residentes. Como também, políticas para a limpeza e conservação dos recursos naturais, que beneficiarão o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com