TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre os servos e os tiranos e o sistema político atual

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

PRÓ REITORIA DE ENSINO

CURSO DE TURISMO

CAMPUS SÃO BERNARDO

DOCENTE : Ma. Cíntia Pinheiro

DISCENTE: Isaías Silva Lopes

DISCIPLINA: Gestão publica e turismo

SÃO BERNARDO-MA

03 de maio de 2019

Relações entre os servos os tiranos e o sistema político atual

1-INTRODUÇÃO

As relações de poder que estão por traz de um governo, fazem desse governo frágil ou muito forte desde que o governante saiba o que esta fazendo e quem sejam os seus primeiros subordinados. Esse governante só terá êxito em seus interesses se o mesmo obter “súditos” pessoas o suficiente que possam repetir seus gestos ou seus comandos, fazendo dele uma grande peça fundamental.

O que muitos governantes hoje fazem com seu povo refletem bem o caso da servidão voluntária, as pessoas querem sempre alguém pensando por si, mas não se lembram que quem não pensa por si, tem que fazer o que os outros querem. O povo não quer reivindicar por melhores condições de vida, por seus direitos porque acham que os governantes já estão fazendo muito, e ainda não percebem o quanto são “escravizados”, os tiranos vão sempre mostra que estão fazendo até o impossível, mas que não passa de uma forma de governa.

O povo só terá chance de reivindicar se o mesmo começar a enxergar o que acontece por de traz de um governo, o que os tiranos fazem para se mantar ali, eles procuram conhecer os servos, mas os servos não procuram conhecer as formas de governo.

2-DESENVOLVIMENTO

As obras de Ettiénne de la boeti e de Maquiavel nunca foram tão atual no contexto brasileiro que vive-se hoje, pois demostra o quanto um discurso pode agradar a tanta gente, então surge a pergunta: que discurso é esse que convence a todos ou a maioria? O que se observa é uma sociedade cada vez mais acomodada não que já não existisse isso, mas no contexto atual surgem elementos capazes de deixa-la mais acomodada ainda podendo leva-la à não se importa com quem está no poder mais se esse vai resolver todos os seus problemas mais rápido. Esse é o principal ponto de um discurso que conquista, prometer aquilo que a sociedade anseia o que ela mais precisa não se importando com o coletivo.

A questão da ética e dos valores da sociedade é colocada um pouco de lado, pois quando se busca agradar os anseios em particular de todos não se respeita o geral o coletivo. O poder é algo que vicia, mas não é algo que dura pra sempre, pois não tanto chegar no poder mas se manter, seguindo o discurso, ou mesmo usando de outros os meios para se manter esse talvez seja mais preocupante das fases do poder. O povo que busca sempre alguém para pensar por ele talvez por preguiça ou simplesmente por não querer pensar, é o mesmo povo que pode tirar alguém do poder por influências ou por não esta agradando a ele e seus interesses, esse é o jogo do poder, como diz Maquiavel, “ é preciso ter a força de um leão e a astucia de uma raposa” afirmando que o poder é algo complexo que traz consequências a quem o exerce e suas formas de fazer.

Ainda sobre a questão da servidão, sempre se busca um líder, ou se foi colocado na cabeça que precisa-se e um líder para realiza algo por nós até mesmo na questão espiritual, mas que muito se questiona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com