TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações das Contribuições dos Notáveis da Qualidade com o sistema de Gestão atual

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Relações das contribuições dos Notáveis da Qualidade com o sistema de   Gestão atual.

Nos tempos em que vivemos, a implantação da gestão de qualidade tem sido a prioridade para empresas e negócios gerais, já que tudo se tornou uma grande competitividade. Com a grande exigência desse mercado competitivo, as empresas tendem a melhorar seus produtos, os próprios clientes, e os objetivos da empresa. Com essa transformação constante e um mercado altamente competitivo, vem uma exigência de melhores profissionais e melhores organizações, só assim dando ao gestor a capacidade de crescer e acompanhar as mudanças. Para essas mudanças terem acontecido vários fatores foram importantes e insubstituíveis, como por exemplo:

  • O sistema Toyota é formado por vários princípios de melhorias e 04 regras implictas, incluindo uma visão a longo prazo. Esse sistema foi criado por Taiichi Ohns, e foi desenvolvido com base no trabalho de Deming e do roteiro Ford. O sistema, deu à Toyota uma grande vantagem competitiva que lhe permitiu ser líder em produtividade e controle de qualidade. Seu sucesso foi tão estrondoso que influenciou diversas empresas de diferentes setores e países a criar sistemas semelhantes na busca constante por melhor qualidade e eficiência.

  • Quando falamos sobre melhorar a qualidade e a produtividade, reduzindo custos e formas sistemáticas, podemos nos lembrar do quinto ponto de Deming, onde ele fala sobre a melhoria no processo de produção e na prestação de serviços. Mas para tanto, é necessário conhecer efetivamente as atividades, usar uma estrutura adequada as ações que se planeja tomar e traçar processos devidamente identificados e gerenciáveis.  

   

  • Philip Crosby foi quem desenvolveu o programa zero defeitos, sendo possível relaciona-lo tanto com a contribuição de Shewart (ciclo PDCA), tanto com o sistema atual de qualidade, já que os dois por sua vez tinham como parte do objetivo localizar o erro, elimina-lo, e eliminar suas causas. Segundo Crosby, a qualidade só poderia ser alcançada quando a produção conseguisse entregar produtos que atendessem os padrões estipulados. Os padrões segundo ele, seriam definidos pela necessidade do cliente. Podemos fazer essa relação, por sabermos que hoje em dia muitas empresas trabalham de forma onde não pode ocorrer erro no produto, e esse produto só sai da empresa, se estiver em perfeito estado.

Ele também acreditava os erros podiam ser prevenidos, e que sem a Qualidade os processos tronavam-se confusos, dificultando a melhoria, e reduzindo a produtividade. Como sabemos, hoje em dia empresas de grande e pequeno porte tem um setor de qualidade amplo, e tentam estar sempre prontos para possíveis problemas.  

  • Também podemos ver relação do oitavo degrau de Crosby, com o sexto ponto de Deming, que foi criado com o objetivo de instituir treinamentos no local de trabalho, pois segundo os estudos de Sheward, colaboradores treinados, motivados e criativos tendem a render mais na função em que foram designados. Para Deming, o treinamento nada mais é do que um instrumento de desenvolvimento pessoal.    

  • Joseph Juran foi quem propôs a Triologia da Qualidade, sendo baseada em planejamento, controle e melhoria, podendo ser relacionada com a notável que envolve o sistema interno de planejamento, execução e controle. Segundo Juran, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros.      
  • Criando instalações novas para cada tipo de setor, Armand Feigenbaum contribuiu com a qualidade a tratando de forma sistemática, criando o ciclo produtivo, e usando o desenvolvimento tecnológico que trata da expansão de fronteiras de conhecimentos. Controle da Qualidade Total é um sistema eficiente que visa integrar esforços para desenvolvimento, manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de vários grupos.
  • A melhoria da qualidade está presente em um dos 4 pilares da qualidade, “Todos os objetivos da empresa devem estar subordinados a qualidade”. Nisso podemos relacionar o segundo degrau de Crosby com o quinto ponto de Deming, pois ambos presam a melhoria da qualidade dos processos e os setores da empresa. Segundo Deming, a ideia desse princípio é a de melhorar constantemente o sistema produtivo e de serviços, para assim, otimizar a qualidade e a produtividade, reduzindo continuamente os custos.      
  • Kaoru Ishikawa foi quem traduziu os conceitos de qualidade desenvolvidos por Deming, Juran, e Armand, para o Japão, sendo eles os 14 pontos de Deming, Triologia da Qualidade e o Ciclo Produtivo. Ishikawa ajudou a elevar não só a Filosofia da Qualidade no Japão, mas também no mundo todo. Além disso, auxiliou na reconstrução do seu país, ajudando a transformá-lo em uma das maiores potências mundiais.  
  • Shigeo Shingo foi quem criou o sistema de desperdícios, conhecido como POKA-YOKE (A prova de erros). Com a evolução da qualidade veio também a conscientização da necessidade de eliminar os desperdícios, para isso, Shingo desenvolveu alguns princípios importantes para que houvesse essa eliminação. Assim podemos fazer uma pequena relação com um dos pontos de Deming, que é “Afastar o medo”, pois segundo ele, o desperdício ocasionado pelo medo, pode ser enorme.        
  • Genichi Taguchi é conhecido por desenvolver uma metodologia para melhorar a qualidade e reduzir custos, que ficou conhecida nos Estados Unidos como Métodos de Taguchi. A filosofia de Taguchi é relativa a todo o ciclo de produção desde o design até à transformação em produto acabado. Ele define a qualidade em termos das perdas geradas por esse produto para a sociedade. Para Taguchi, a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objetivos fixados. Assim podemos relacionar essa filosofia com o ponto de Deming, no qual ele preza ser necessário instituir o treinamento aos colaboradores.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com