TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Tóxicos

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Faculdade de Tecnologia SENAC Minas - Unidade Barbacena

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

ANO LETIVO: 2016

SEMESTRE: 2º

PERÍODO: 2°

TURMA: 090

DISCIPLINA: Laboratório de Alimentos e Bebidas

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Suely Gomes Tavares

ASSINATURA DO ALUNO: Laudinei Vinicios L. de Oliveira

VALOR: ................                                  NOTA: ....................         DATA 05/12/2016

RESENHA CRITÍCA

Resíduos sólidos em restaurante comercial: um estudo de caso na cidade de Santos/SP (Arnaldo Newton de Aguiar Lafuente Junior, Revista de Tecnologia Aplicada - Faculdade Campo Limpo Paulista, v.6, n.2, p.44-61, 2012, Mai/Ago.) Traz uma analise sobre os destinos dos resíduos sólidos produzidos pelos estabelecimentos comerciais do setor de alimentos e bebidas (A&B) na cidade de Santos-SP.

O estudo realizado buscava quantificar os resíduos e apontar a destinação final dos mesmos durante um período de seis dias em um restaurante comercial, durante o horário de almoço. Foi identificado que a maioria dos resíduos sólidos não recebe a devida destinação, sendo descartados de forma incorreta. Ficou evidente a necessidade de conscientização tanto dos administradores, como dos colaboradores quanto às formas responsáveis de descartes dos resíduos, seu melhor aproveitamento e monitoramento, visando assim minimizar o impacto direto dos mesmos sobre o meio ambiente. O autor analisa o crescimento acelerado da população, ao aumento da produção de bens e serviços, como geradores expressivos de resíduos, que são coletados ou descartados inadequadamente gerando impactos ambientais altamente preocupantes.

Sendo assim necessário desenvolver uma politica de produção mais limpa, buscando a redução dos resíduos sólidos gerados. Este objetivo só poderá ser alcançado mediante técnicas de conscientização e parcerias com entidades ou cooperativas que deem uma destinação correta a esses produtos, proporcionando assim uma redução sobre o impacto destes resíduos,

As ideias expostas no estudo de caso Resíduos sólidos em restaurante comercial: um estudo de caso na cidade de Santos/SP de Arnaldo Newton de Aguiar Lafuente Junior, reforçam e agregam ainda mais a fala de muitos pesquisadores da área, de que a conscientização e a base para a preservação e a melhor utilização dos recursos, uma vez que ela propicia o conhecimento necessário para o emprego de técnicas adequadas que possibilitem tanto o manejo correto, quanto o descarte responsável dos resíduos, pois a conscientização sobre o manejo dos resíduos sólidos contribui positivamente para a preservação e manutenção do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com