TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO DE GOLFE. POR QUE ESPERAMOS?

Por:   •  14/3/2021  •  Artigo  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

TURISMO DE GOLFE. POR QUE ESPERAMOS?

Paulo Neves

esght/ualg

Já todos percebemos que a sustentabilidade do turismo de sol e praia está cada vez mais limitado devido, entre outros aspectos, à incapacidade de gerar novas ofertas, de responder às novas motivações diferenciadoras do processo e, sobretudo, de fazer face a mercados emergentes com alto grau de capacidade económica e aspectos culturais e ambientais diferentes do habitat Europa (norte de africa, médio oriente e oriente).

Será também, nos dias de hoje, fácil de antever que a indústria turística em todo o mundo, associada ao turismo de golfe, é um factor chave de sustentabilidade de qualquer economia mundial, chegando, em alguns casos, chamada a converter-se em desígnio nacional. Penso ser este o caso de Portugal, depois das declarações do Secretário de Estado do Turismo Dr. Bernardo Trindade, em que afirmou que a prioridade do nosso país deixaria de ser o turismo de sol e praia para passar a ser o turismo de golfe, pelas fortes vantagens competitivas que este segmento poderá trazer à economia nacional.

As repercussões desta mudança política para o sector do turismo terão de ser obrigatoriamente grandes já que, entre outras, irá despertar novas tendências de mercado, perfis de clientes e, essencialmente, novas metodologias de gestão organizacional e ambiental.

O golfe é o segmento que melhor pode ajudar a definir opções a tomar pelas empresas que se querem destacar com uma gestão sustentada e adequada de negócios no sector turístico já que exige uma preparação física suave, mas cuidada, uma boa estratégia materializada em modelos vencedores, a eleição e boa execução de estratégias concertadas no que se refere aos objectivos e metas globais a alcançar em conjugação com a criação de um ambiente agradável e permissivo onde exista uma saudável convivência social, animação, enquadramento paisagístico e relax.

Identificados alguns dos aspectos que podem ser considerados importantes, outras referências são necessárias para a prossecução do plano de intenções.

É consensual que existem grandes estruturas que dão vida a todo o sector do golfe. Entre muitas destaca-se o turismo de saúde e bem estar – SPA porque este produto está cada vez mais associado ao produto golfe por ser uma das actividades que, ligada maioritariamente a um segmento etário e económico médio alto, pressupõe a dinamização e associação à oferta golfe, de produtos complementares de excelência e de qualidade.

Para além da avaliação permanente relacionada com os desafios apresentados no passado e no presente, torna-se necessário concretizar ou redireccionar novas formas de continuar a captar no futuro novos actores que pratiquem e joguem com paixão. O futuro e o sucesso do turismo de golfe passa, portanto, sem receios, pela interacção de algumas estratégias com menor visibilidade e rentabilidade, que por serem menos visíveis poderão ser preponderantes para o reequilíbrio que se deseja ao nível da sustentabilidade, diferenciação e fidelização.

O passo primeiro, antes de muitos outros que já se perfilam no horizonte de alguns empresários e de algumas organizações, para se alcançar o futuro desejado em termos de prosperidade de uma modalidade que muito pode contribuir para o desenvolvimento de Portugal passa por copiar integralmente o modelo nórdico e/ou americano que consiste, simplesmente, em criar condições de procura e prática da modalidade a nichos que me parecem indiferentes à modalidade e distantes dos campos de golfe e que poderão ser divididos em quatro tipo de opções estratégicas:

Opção I – Jogadores Regulares - A maior oportunidade de crescimento situa-se entre aqueles que jogam menos de 25 voltas por ano. O potencial deste grupo pode ser fortemente aproveitado se for transferido para outras classes, já que existem mais de 14 milhões de golfistas regulares que tem grande interesse e paixão pela modalidade e desejavam jogar mais se as condições de oferta se alterassem.

Opção II - Golfistas Iniciados – Os cerca de 12 milhões de golfistas iniciados – de um total de 42 milhões de golfistas iniciados adultos – pressupõe que existe um elevado interesse em tornar-se um bom praticante com um bom handicap. Esses jogadores defrontam-se muitas vezes com barreiras específicas que os inibem de regressar novamente ao jogo como por exemplo, muita timidez, preços altos, dificuldade de aprendizagem, falta de companheiro e, especialmente motivações e desafios que lhe provoquem vontade de jogar em campos de excelência ou em destinos de golfe eleitos pelos melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com