TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Desenvolvimento e Fichamento

Por:   •  16/2/2020  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. Considerações Iniciais .......................................................................... 1

2. Desenvolvimento e Fichamento ...........................................................

3. Questões Respondidas

4. Resenha Crítica

5. Considerações Finais

6. Referências Bibliográficas

QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMA

1) Qual o objetivo do pensamento do autor? Fundamente.

Roberto Gomes tem como principal objeto a crítica a Filosofia Brasileira, mostra também a falta de personalidade e originalidade dela e critica também os pensamentos, dizendo que devem ser formulados a partir da nossa realidade e não da realidade e outro país, ou seja, não devemos usar o estrangeirismo.

2) Qual a relação e crítica do autor ao pensamento positivista e à academia brasileira?

Roberto Gomes diz que o positivismo mascarou os ideais republicanos com ideias conservadoras, diz ainda que o positivismo trouxe para a academia brasileira a ideia de que nada devia ser contestado e vem daí as raízes de nossas alienações culturais.

3) Qual o significado dessa frase para o desenvolvimento do pensamento brasileiro: “streep-tease cultural que a razão grega realizou de si mesma”?

Quer dizer que os filósofos ou pensadores brasileiros devem despir-se de tudo, para só então passar a escrever sobre filosofia brasileira, devem esquecer e se livrar de tudo o que vem de fora, de todo o estrangeirismo.

4) Existe uma Razão Tupiniquim? Defina e onde se encontra.

Existe sim uma Razão Tupiniquim e é própria de cada povo. Ela é uma “Razão que se descobre em sua originalidade e conhece seus mais íntimos projetos que emerge a possibilidade de Filosofia” (p.21). Deve-se reconhecer um pensamento original a nossa realidade e não o estrangeirismo que é estranho a nossa realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A crítica da razão tupiniquim escrita por Roberto Gomes vai atacar o conformismo e advertir que o brasileiro ainda não produziu filosofia, e que seu pensamento jamais esteve lá onde tem sido procurado, nas teses universitárias, curso de graduação e pós graduação, que no decorrer do texto mostra o porquê.

O autor faz uma dura crítica ao nosso pensamento oficial onde não se encontra qualquer sinal de uma atitude que assuma o Brasil e pretenda pensá-lo em nossos termos.

O autor ainda mostra a manifestação de alguns traços básicos de nosso caráter intelectual e de nossa condição política, e se nada fizermos, corremos o risco de continuarmos a ser apenas um país jovem que não sabe a que veio, nem o que tem a dizer, por medo, omissão ou covardia e jamais inventaremos nossa posição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com