TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Neuropsicologia

Por:   •  4/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Avaliação Bimestral

Disciplina: Neuropsicologia

Prof. Me. Guilherme Corrêa

Estudo dirigido (Valor 5,0)           Realizar o trabalho em duplas ou trios!                                                      

Nomes: Ângela Maria C. Tavares

1 – Qual o conceito de neuropsicologia? E qual sua função, no que diz respeito ao tratamento dos pacientes?

É uma ciência que se dedica a estudar expressões comportamentais das disfunções do cérebro, das quais seu objetivo específico é investigar o papel dos sistemas cerebrais do indivíduo nas complexidades das atividades mentais. É o tratamento com pessoas portadoras de queixas cognitivas, reabilitação de pacientes com comprometimento neurológico, como também quadros psiquiátricos e déficits de aprendizagem.

2 – Qual o conceito de neuroplasticidade? Qual sua principal função no sistema nervoso?

É a propriedade que as células nervosas possuem de transformar de modo permanente, ou pelo menos prolongado sua função e sua forma em resposta à ação do mundo externo, é a propriedade de reorganização do sistema nervoso, sendo a base dos processos de memória e aprendizagem. A neuroplasticidade permite que o cérebro se adapte as diferentes circunstâncias, principalmente quando ocorrem lesões.

3 – Quais as funções principais do sistema límbico? Porque ele é comumente ligado ao desenvolvimento de várias psicopatologias? Quais são suas estruturas principais?

Controlar as emoções e as funções de aprendizagem e memória e é comumente associado a psicopatologias por ser o sistema que ajuda a regular nossas experiências emocionais e expressões, suas estruturas inclui o hipocampo, giro cingulado, septo e amídala.

4 – O que é estresse emocional precoce (EEP)? Quais os possíveis fatores disparadores deste e quais danos e disfunções neurológicas um EEP pode causar?

Stresse precoce são traumas físicos e emocionais, é termo que engloba até mesmo negligência emocional durante a infância e a adolescência. É caracterizado pela ativação do sistema nervoso autônomo e do eixo hipotálamo hipófice- adrenal que conduz uma cascata de eventos neurológicos e neuroquímicos com liberação de adrenalina e cortisol, quando crônicos esses eventos tem potencial de causar mudanças duradouras nas estruturas e funcionamento do cérebro causando grande risco para o desenvolvimento cognitivo. Na infância e adolescência ocorrem alterações na atividade de várias regiões do cérebro como parte do processo de maturação, dessa forma os eventos estressantes vivenciados precocemente são fatores de grande influência para o desenvolvimento cerebral. As regiões cerebrais como o hipocampo, amígdala e o córtex préfrontal apresentam algumas alterações morfológicas e químicas em ralação ao estresse, que são reversíveis se o estresse durar algumas semanas, mas não se pode garantir uma reversão desses efeitos se o estresse se prolongado por um tempo maior.

5 – O processamento das emoções é fundamental para a vida humana e é mantido por um sistema específico. Descreva os processos fisiológicos e cognitivos envolvidos.

Os processos fisiológicos envolvidos após perceber um estímulo que de alguma forma lhe deixa desconfortável sofre algumas alterações como: palpitação, falta de ar, angústia, reconhecidas pelo cérebro causando tais emoções. A emoções são respostas neurológicas e fisiológicas a estímulos (externos e internos), coordenados pelo próprio pensamento que envolve as estruturas do sistema límbico.  O sistema límbico ao receber um estímulo sensitivo como audição, paladar, visão, olfato, envia as informações para o tálamo e hipotálamo que vai elabora tais respostas aos estímulos através do sistema endócrino e do sistema nervoso autônomo, automaticamente vão produzir repostas, ativando esses sistemas, os processos cognitivos como as percepções, recordações e aprendizagens, são fundamentais para se perceberem as emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com