TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo - Arquitetura

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

Apresentaremos um aprofundamento do tema Patrimônios Arquitetônicos, onde vamos expor vários pontos e a importância da preservação e conservação dos Patrimônios com o foco na cidade de São Paulo. E qual a importância dos mesmos para o turismo na região e para a população.

Também veremos alguns dos graves problemas urbanos na cidade de São Paulo e algumas possíveis soluções

Patrimônio Arquitetônico

O Turismo é uma área que abrange diferentes objetivos, que de certa forma passa para os visitantes, curiosidades ou conhecimento.

Relacionando o Turismo com o Patrimônio Arquitetônico, podemos perceber que é uma grande forma de atrair turistas, pois muito destes Patrimônios veem com uma história de seu passado, ou até mesmo do lugar aonde se encontra.

Tendo como exemplo o edifício Copam, localizado em São Paulo, ele de certa forma é um cartão postal da cidade, pois pela sua estrutura diferenciada, chama muito a atenção e desperta curiosidade.

É importante evidenciar que o conceito de turismo segundo Rodrigues (1996) é um dos mais expressivos fenômenos deste fim de século, uma vez que sua abrangência não se restringe ao fator econômico, mas se estende para o social, onde este se configura materialmente, criando e recriando formas especiais diversificadas. Ainda conforme Rodrigues (1996), o turismo tem papel de destaque na economia mundial, estando em terceiro lugar entre os produtos geradores de riqueza, perdendo apenas para a indústria de armamentos e petróleo.

Dessa forma, Morel (1996) considera o turismo como uma das grandes e mais significativas atividades econômicas de nosso tempo, envolvido através do conhecimento das realizações da humanidade, presentes na realidade sob várias formas, à vista disso, pode-se dizer que a história da humanidade é expressa pelo patrimônio cultural que nos foi legado e que refletem a personalidade histórico-artística de cada sociedade, constituindo sua própria identidade cultural. (MARIALVA, 2006).

É necessário preservar todos os tipos de patrimônio, matérias e imateriais, de interesse cultural ou ambiental. Pois todos estes patrimônios possuem valor histórico, cultural e sentimental.

Assim, o patrimônio deve ser preservado para manter sua historia e significado, sendo ele tombado ou não.

Alguns dos Patrimônios da cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo possui diversos patrimônios. Alguns exemplos são: a Igreja de Santo Antonio localizada próximo ao Viaduto do Chá, o Memorial da America Latina projetado por Oscar Niemeyer localizado no bairro da Barra Funda, o Museu de Arte de São Paulo localizado na Avenida Paulista, o Parque da Independência localizado no bairro do Ipiranga, entre outros patrimônios.

A estação da Luz é um local onde está presente patrimônio arquitetônico, histórico, cultural e imaterial. Um local que pode representar muito sobre a cidade de São Paulo.

Estação da Luz

É uma estação ferroviária da companhia paulista de trens metropolitanos localizada no bairro da Luz. A estação tem integração gratuita para algumas estações.

A estação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com