TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Etnico

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Curso : TECNOLOGIA DE GESTÃO DE TURISMO

Aluna: BÁRBARA NUNES DE CASTRO OLIVEIRA

Matrícula: 13117130149

Polo: MIGUEL PEREIRA

AD1 – TURISMO ÉTNICO – 2015/2

        Turismo indica movimento de pessoas que não estão a trabalho em contextos diferentes do de origem, seja este o lar, a cidade ou o país. Etnicidades são fenômenos sociais que refletem as tendências positivas de identificação e inclusão de certos indivíduos em um grupo étnico.

        Turismo étnico é o contato com o modo de vida, cultura diversificada dos povos, seus costumes, modos de viver das localidades, é um turismo voltado para pessoas e suas expressões etnográficas.

        O turismo étnico se conforma num processo de descoberta e de construção coletiva, quando as comunidades tradicionais discutem e determinam o que querem, o que podem e como querem fazer para o desenvolvimento dos seus territórios e dos agentes que nele habitam.

        A comunidade quilombola de Felipa localiza-se no município de Itapecuru, distante 120 km de São Luís, capital do Maranhão, tendo como via de acesso a BR 135, o território possui uma área de 428 hectares, abrigando 35 famílias descendentes de mesmo tronco familiar, totalizando 170 pessoas. O capital social e as sinergias culturais das comunidades tradicionais e especificamente da comunidade de Filipa são estímulos para a implantação da atividade turística tanto no espaço natural – envolvendo atividades ligadas ao meio ambiente e a rotina rural - quanto do turismo cultural – direcionado para a vivência de tradições e costumes específicos da comunidade quilombola.

        A comunidade quilombola de Filipa tem vivenciado esse processo, por meio da arregimentação de seu patrimônio cultural, de suas memórias e tradições pela atividade turística. No intuito de estabelecer uma relação harmônica entre turismo étnico e comunidades tradicionais torna-se necessário promover uma gestão compartilhada dos recursos e valores locais, capaz de conciliar os projetos de desenvolvimento econômico e a elevação da qualidade de vida para os segmentos sociais.

        As particularidades dos territórios étnico-culturais devem ser consideradas e potencializadas no decorrer da formatação de produtos turísticos, promovendo maior articulação entre os agentes locais, visando ao alcance da sustentabilidade dos projetos turísticos.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (154.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com