TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo da Bahia

Seminário: Turismo da Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

y=28,7

MISSAO

Ampliação permanente do fluxo turístico para o Estado da Bahia, através da promoção, do marketing e do apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos baianos, sempre com debate com o setor privado, que a partir de 2007, passou a ter participação efetiva nas políticas públicas do turismo da Bahia.

A Bahiatursa – Empresa de Turismo da Bahia S/A – é uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Turismo, sendo responsável pela divulgação e promoção turística da Bahia, no Brasil e no exterior; bem como pela administração das estruturas e serviços de receptivo no Estado. Atuando de acordo com as políticas públicas do Governo Federal – Plano Nacional do Turismo – e do Governo do Estado, a Bahiatursa exerce um papel fundamental na atração e ampliação do fluxo turístico regional, nacional e internacional; na captação de vôos regulares e charters; e no fortalecimento de alianças e parcerias com o trade turístico, instituições acadêmicas, ONGs, entidades de fomento e diversos órgãos do poder público.É também a responsável pela administração e comercialização do Centro de Convenções da Bahia (Salvador), de Ilhéus e Porto Seguro e dos postos de informações turísticas do Pelourinho (SAT), Aeroporto, Rodoviária e Mercado Modelo

Histórico

A Empresa de Turismo da Bahia S/A constitui uma sociedade de economia mista e capital integralizado. A Assembleia Geral de sua constituição foi realizada em 14 de novembro de 1968, no governo de Luis Viana Filho. Criada no âmbito da Secretaria dos Assuntos Municipais e Serviços Urbanos, já extinto, e em 1971 passou a integrar a Secretaria da Indústria e Comércio denominada Indústria Comércio e Turismo a partir de 1983. Logo, em 1995, transferiu-se para a Secretaria da Cultura e Turismo.

O Estado estabeleceu o turismo como uma de suas prioridades e iniciou, em 1971, o primeiro grande momento do setor. Nessa época foram definidas as grandes políticas, estratégias e programas que passaram a orientar o turismo na Bahia, sendo o Plano de Turismo do Recôncavo. A primeira estratégia de desenvolvimento do turismo.

Dentro de uma visão economicista, foi estabelecido objetivo geral como referência para decisões e projetos: preservação e valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e natural da Bahia, como elementos essenciais na qualificação do produto turístico do Estado.

Houve uma preocupação para o desenvolvimento do setor de serviços e equipamentos turísticos, com treinamento e formação de recursos humanos, de modo a preparar a Bahia para receber o fluxo de turistas que seria gerado a partir de uma ação promocional em escala nacional e internacional.

Deve-se destacar que a partir de 1977 a Bahiatursa passou a contar com importante parceiro nos investimentos no Centro de Convenções e na Hotelaria: a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo.

Durante toda a sua existência, a empresa teve várias sedes na capital baiana: salas no edifício Miguel, no comércio; um sobrado na Rua Marechal Floriano, no bairro da Gamboa; e um casarão no bairro da Graça. Mudou-se para o Palácio Rio Branco, em agosto de 1986, após a restauração do prédio pela própria Bahiatursa. Hoje, sua sede fica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com