TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e Conceitos Básicos. O que é Turismo

Seminário: Turismo e Conceitos Básicos. O que é Turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Seminário  •  4.375 Palavras (18 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 18

ETAPA 1

Aula-tema: Turismo e Conceitos Básicos. O que é Turismo?

Passo 1 e 2

1. O turismo de hoje e a globalização

Este movimento incomparável da Globalização é impulsionado por dois fatores: por um lado, a alteração ou eliminação das barreiras aos movimentos internacionais de pessoas, mercadorias, serviços e capitais, associado à redução dos custos de transporte; por outro lado, pela redução e eficácia dos novos modelos de comunicação. Os fatores impulsionadores da Globalização são, hoje, de tal forma forte, e atingiram tal dinâmica, com particular realce para o desenvolvimento tecnológico, que qualquer que seja o país não a consegue travar. Sem impedimento, este processo não é de igual forma vantajosa para todos os fatores: como todos os processos de transformação, a Globalização encerra um conjunto de vantagens e de desvantagens, variando de acordo com as abordagens.

Entre as principais vantagens, se destacar o acesso a novos bens e serviços, a fontes de informação alternativas e a difusão da informação. Ou seja, a Globalização contribui, sem dúvida, para a melhoria dos níveis de conforto das populações.

Descrição turística, sua oferta e demanda

Produto pode ser definido como tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo dos consumidores. Assim o produto deve ser visto como a solução para o problema dos clientes, e esta solução pode vir por meio de bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, organizações, informações ou idéias.

Oferta turística é o conjunto de atrativos turísticos, serviços e equipamentos e toda infraestrutura de apoio ao turismo de um determinado destino turístico, utilizados em atividades designadas turísticas. Entendendo a oferta turística como tudo o que é oferecido para os visitantes, é possível identificar quatro categorias que a compõem e que juntas oferecem diferencial da localidade ou região.

Características:

• Recursos e ambientes naturais: Clima, flora, fauna, relevo, praias e outros atrativos, existentes na região;

• O ambiente construído: Neste tópico estão relacionados à infraestrutura (fornecimento de água, luz elétrica, estradas, redes de comunicação e outros) e a superestrutura, construções voltadas para dar suporte aos turistas (aeroportos, meios de hospedagem, restaurantes, museus, produção associada ao turismo e outros);

• Transporte: É a disponibilidade de transporte para o visitante da origem até o destino e dentro do próprio destino, incluindo aviões e voos, taxis, trens, navios e outros meios que possibilitem a visitação;

• Hospitalidade e recursos culturais: São temas relacionados à cultura local do destino, como línguas, religião, costumes e comportamentos de trabalho e lazer, a cortesia, amizade e vontade de receber bem dos moradores daquela localidade.

O consumo é referente a todos os gastos feitos para a preparação (vacinação, passaporte, aquisição de malas), para a realização (visitação, hospedagem, alimentação e outros serviços) ou mesmo posteriores à viagem (souvenir, excesso de bagagem, revelação de fotos etc.). O consumo dos visitantes não se restringe às atividades ligadas diretamente à viagem, mas também a toda atividade de suporte para fazer da viagem uma experiência agradável. Assim, se o visitante não encontra na oferta turística todos os recursos para atender suas necessidades e desejos, pode haver frustração em relação ao destino.

2. A rede de cooperação turística e os empreendimento prestadores de investimentos turísticos

Pode ser definido como aquisição de bens ou serviços com o objetivo de satisfazer a determinada necessidade

O consumo turístico é uma aquisição de produtos turísticos (bens e serviços) que tem como objetivo atender uma necessidade do turista o viajar.

Como o consumo do visitante ao local terá gastos de consumo na realização durante as viagens.

3. Paisagens e atratividade turística

R: Podemos considerar o estudo do local de destino do fluxo turístico como um dos aspectos mais significativos do turismo, pois é ali que se encontram os elementos que motivarão o potencial turista para que se desloque assim provoque diversos efeitos.

Dai se constituírem as cidades como os principais destinos turísticos, e em decorrência terna-se cada vez, mais importante preservar essa marca referencial (o nome da cidade) cuja simples, menção já indica o tipo de atrativo que contêm.

Como os atrativos de que dispõe as cidades de Brotas (Turismo aventura) Bonito (ecoturismo) Rio de Janeiro (Cidade maravilhosa) Ouro preto (Cidade histórica) Curitiba (qualidade de vida) e etc.

4. Levantamento de potencial turístico de uma localidade

Esta primeira etapa de avaliação consiste em proceder a um “levantamento” do sector turístico local: a oferta, a procura, a concorrência e as tendências (aspirações do consumidor, por exemplo). A análise da oferta deve dizer respeito, nomeadamente: à organização da atividade turística, à comercialização do turismo, à formação inicial e contínua no domínio do turismo, às cooperações existentes e aos parceiros potenciais, aos dispositivos de apoio disponíveis.

A confrontação dos resultados das análises da oferta, da procura, da concorrência e das tendências permite identificar as forças e fraquezas do território. Por sua vez, esta primeira etapa do diagnóstico permite determinar as oportunidades e os riscos inerentes a um eventual desenvolvimento turístico.

5. Aglomerados urbanos e rurais e suas possibilidades turísticas.

O turismo é hoje uma das economias mais importantes para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população em diversas regiões no mundo. Sua contribuição é relevante para o desenvolvimento regional, sendo o planejamento, portanto, fundamental para o desenvolvimento econômico e social, bem como a valorização dos patrimônios e das populações locais. A Aglomeração Urbana no Nordeste, instituída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 1994, é um destacado centro econômico do Estado, sendo considerado um pólo industrial e de prestação de serviços, com grande potencial turístico e cultural. É possuidora dos melhores índices de desenvolvimento sócio econômico e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com