TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – POLO ILHÉUS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

ALEXANDER DA SILVA FIGUEIREDO

GESSIANE CAMPOS SANTANA

GÉSSICA CAMPOS SANTANA

LUIS GUSTAVO LOPES SANTANA SILVA

MARCELO BARBOSA DE JESUS

VANDILSON GOMES DOS SANTOS

WAGNER LACERDA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

JARDIM ATLANTICO BEACH RESORT

ILHÉUS-BA

Setembro/2015

ALEXANDER DA SILVA FIGUEIREDO GESSIANE CAMPOS SANTANA GÉSSICA CAMPOS SANTANA LUIS GUSTAVO LOPES SANTANA SILVA MARCELO BARBOSA DE JESUS VANDILSON GOMES DOS SANTOS WAGNER LACERDA RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA JARDIM ATLANTICO BEACH RESORT Relatório elaborado como parte da avaliação da disciplina Hospedagem, do curso Tecnológico em Hotelaria ministrada pela professora Manoela Kaspary do Instituto Federal de Alagoas. ILHÉUS-BA Setembro/2015

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ........................................................................................................................ 3 1 – OBJETIVO DA VISITA .................................................................................................... 4 2 – HISTÓRICO DO HOTEL ................................................................................................. 4 3 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL .............................................................................. 5 4 – FUNCIONAMENTO DOS SETORES ............................................................................. 6 4.1 – GOVERNANÇA .............................................................................................................. 6 4.2 – SEGURANÇA E MANUTENÇÃO ................................................................................ 7 4.3 – ÁREA DE LAZER .......................................................................................................... 7 ANEXO I - IMAGENS ............................................................................................................. 9 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................. 15 REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 16

3

INTRODUÇÃO O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, através do Polo UAB Ilhéus/BA realizou em 12 de setembro de 2015, às 9h, visita técnica no Jardim Atlântico Beach Resort, localizado na Rodovia Ilhéus – Olivença km 02, Ilhéus, Bahia. Essa visita foi viabilizada pela Professora Manoela Kaspary e pelo Tutor Presencial Vilomar Simões, em parceria com o Resort Jardim Atlântico, representado na pessoa de Geysa Porto, coordenadora de qualidade, contando com a participação do corpo discente (primeira turma) do curso de Tecnologia em Hotelaria em Ilhéus/BA. A estrutura deste relatório está assim formatada:  Objetivo da visita  Histórico do Hotel  Estrutura Organizacional  Funcionamento dos Setores: o Governança o Segurança e Manutenção o Área de Lazer  Considerações finais.

4

1 – OBJETIVO DA VISITA A realização dessa visita técnica tem como objetivo o conhecimento da estrutura organizacional da área de hospedagem, bem como a verificação na pratica dos conhecimentos adquiridos a partir da sistematização dos conteúdos programáticos e, por fim, a verificação do funcionamento de um hotel como meio de hospedagem, através do contato direto com os profissionais. 2 – HISTÓRICO DO HOTEL Fundado em 1987, o Hotel Jardim Atlântico, como inicialmente era chamado, teve seu desenho concebido pelo arquiteto Rui Cores sob as orientações de seu proprietário de nacionalidade suíça. O empreendimento inicialmente tinha foco no público estrangeiro, tendo sido o seu auge alcançado na década de 90. Em 2006, Nea e Junior, assumiram a gestão do empreendimento e hoje, após o reposicionamento como resort e também dado à sua excelente localização e ao ambiente de muito conforto, o Jardim Atlântico Beach Resort está com ótima visibilidade no mercado nacional e internacional, atendendo tanto a hóspedes em lazer como também ao público corporativo. Verificou-se que em sua estrutura física, o Resort dispõe de quatro categorias de acomodações, sendo elas:  CATEGORIA LUXO – Com 37 apartamentos, estes se diferenciam por oferecer varanda privativa de 20 m², estando equipados com: ar condicionado, telefone, frigobar, cofre e TV a cabo;  CATEGORIA STANDARD – São 24 unidades amplas e confortáveis. Nesta categoria eles estão igualmente equipados com: ar condicionado, telefone, frigobar, cofre e TV a cabo;  SUÍTES MÁSTERES – 02 unidades com banheira de hidromassagem e antessala;  FLATS – Em um total de 18 unidades, os flats possuem dois ambientes, varanda, quarto com cama de casal e uma antessala com sofá-cama, tv e ar condicionado nos dois ambientes, cozinha equipada com micro-ondas, frigobar, Cooktop, mesa, acesso à internet, banheiro e área de luz.

5

Outrossim, foi verificado o fato de o Resort dispor de:  2 restaurantes: O Restaurante Roda D’água e o Restaurante e Pizzaria Jardins;  Baby Copa;  Área de lazer;  Brinquedoteca;  Sala de Jogos;  Piscina;  2 Quadras de tênis;  Massoterapia;  Sauna;  Academia;  Salas de reuniões. O Resort Jardim Atlântico traz como filosofia institucional: MISSÃO: Entreter com charme, servir com alegria, integrar a natureza e zelar pelo conforto e hospitalidade de nossos hóspedes. VISÃO: Ser referência nacional em hospitalidade, com foco na genuinidade da cultura baiana, até 2016. VALORES: Respeito, ética, alegria, responsabilidade socioambiental e aperfeiçoamento constante. SUSTENTABILIDADE: Gerir nossos processos de modo a torná-los economicamente sustentáveis. 3 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Todo meio de hospedagem deve possuir uma estrutura organizacional que atenda às suas necessidades operacionais e administrativas de forma a cumprir seus objetivos e a missão empresarial. A seguir, apresenta-se a estrutura organizacional praticada pelo Resort Jardim Atlântico:

6

Imagem cedida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com